28 de dezembro de 2023

RETROSPECTIVA 2023 DO CRF-BA

É chegada a hora de lançarmos um olhar retrospectivo sobre as realizações, desafios superados e os marcos significativos que marcaram a trajetória do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) ao longo de 2023. Este foi um ano de intensa dedicação, inovação e colaboração, em que os profissionais farmacêuticos se uniram ainda mais. Neste contexto, é fundamental explorarmos as diversas facetas desse período, destacando as conquistas que fortaleceram a missão de zelar pela excelência na prática farmacêutica e pela promoção da saúde no estado.

Logo no início de 2023, o CRF-BA reafirmou seu compromisso com a saúde da sociedade ao alertar sobre os problemas causados por pomadas modeladoras. A Anvisa, incluse, cancelou a regularização de vários desses produtos.

Como uma forma de reconhecimento aos profissionais que se dedicam a fortalecer a profissão, o CRF-BA realizou a Comenda ao Mérito Farmacêutico no dia 18 de janeiro. Na ocasião, 11 farmacêuticos foram selecionados pela diretoria e pelos conselheiros para receber a honraria. (confira aqui todas as fotos).

Cumprindo seu objetivo de tornar a profissão farmacêutica cada vez mais forte, o CRF-BA ofereceu cursos gratuitos a estudantes e farmacêuticos. Apenas com as informações do site de eventos, lançado recentemente pelo Conselho, foram realizados 44 cursos e eventos, contando com mais de 2.000 inscrições. Cursos de Perfuração de Lóbulo Auricular, Aplicação de Injetáveis, eventos sobre Cannabis Medicinal, Encontros de Farmacêuticos, Seminários de Assistência Farmacêutica e muitos outros aconteceram.

Como uma generosa forma de retribuição, a cada evento do Conselho, os participantes contribuíram com alimentos não perecíveis. E, neste fim de ano, também doaram brinquedos para a campanha Natal Solidário.

E logo no início do ano, o Conselho demonstrou que a Fiscalização é uma prioridade, com uma ação em parceria com a Vigilância Sanitária de Eunápolis, em que houve apreensão e inutilização de quatro toneladas e meia de medicamentos irregulares.

Em março, a Fiscalização também atuou com mais força no município de Alagoinhas, onde foi realizada uma mega operação conjunta do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia com a Vigilância Sanitária Municipal, o Ministério Público e as Polícias Civil e Militar. (Confira)

Outras ações conjuntas de Fiscalização ocorreram nas regiões de Presidente Tancredo Neves, Barreiras, Juazeiro, Salvador e região metropolitana, além das fiscalizações rotineiras realizadas ao longo do ano.

Em 2023 o Conselho lançou sua nova obra, o Manual de Intervenções Educativas para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (acesse o Manual), que se propõe a oferecer, principalmente aos farmacêuticos, diversas ferramentas úteis para a construção de saberes e experiências de aprendizagem a partir de evidências científicas, utilizando uma linguagem simples e direta.

Pensando em oferecer mais uma possibilidade de capacitação para os farmacêuticos, o presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli, e o presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, assinaram um acordo de cooperação que beneficia os profissionais farmacêuticos baianos, que podem utilizar a Academia Virtual de Farmácia, uma ferramenta de educação continuada do CRF-SP, que dá acesso a cursos de capacitação de forma online e 100% gratuitos (confira como participar).

Ainda falando sobre encontros importantes, Salvador sediou o 12º Encontro de Presidentes dos Conselhos Regionais de Farmácia, que tratou de tópicos relevantes do interesse da categoria farmacêutica brasileira. Além disso, participou do LXVIII (68º) Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, em Brasília, do II Seminário sobre Uso Racional de Medicamentos, em Salvador e da Audiência Pública que tratou do tema “Acesso a Medicamentos em Defesa da Vida”.

12º Encontro de Presidentes dos Conselhos Regionais de Farmácia

Buscando alcançar mais estudantes e profissionais e tratar de temas de uma forma mais aprofundada, o CRF-BA lançou o Podcast Conexão Farmacêutica, veiculado por plataformas digitais, inclusive o Youtube, que já conta com 14 episódios e mais de 1.000 inscritos.

Além de tudo, o CRF-BA continuou recebendo de braços abertos os novos farmas, que receberam suas carteiras profissionais e realizaram seus juramentos à profissão.

Ao encerrar este ciclo, o CRF-BA expressa sua gratidão a todos que contribuíram para o sucesso e a relevância da profissão farmacêutica. As parcerias, a dedicação dos membros e o comprometimento com a excelência foram fundamentais para o alcance dos objetivos.

Para 2024, o Conselho renova a esperança e aspirações. Que este novo ciclo seja marcado por mais realizações, inovação e avanços em prol da saúde da população e do fortalecimento da profissão farmacêutica. Que seja construído um futuro ainda mais promissor.

A todos os colaboradores, membros e parceiros, o CRF-BA deseja um próspero e inspirador ano novo. Que 2024 seja repleto de realizações extraordinárias, e que a união persista, contribuindo para fazer a diferença na promoção da saúde e na defesa dos princípios que norteiam a profissão. Feliz ano novo!