8 de maio de 2023

CRF-BA ESTEVE PRESENTE NA AUDIÊNCIA PÚBLICA – ACESSO A MEDICAMENTOS EM DEFESA DA VIDA

Nesta segunda-feira (8) aconteceu, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a Audiência Pública – Acesso a Medicamentos em Defesa da Vida, cujo proponente é o deputado Fabrício Falcão,

Além do presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli, fizeram parte da mesa do evento a deputada federal, Alice Portugal, o presidente da Fenafar, Dr. Fábio Basílio, o representante do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz da Fiocruz/BA, o Dr. Ricardo Riccio; o superintende de Assistência Farmacêutica e Tecnologia, Dr. Luiz Henrique d’Utra; a presidenta da Bahiafarma, Dra. Ceuci Nunes;  o estudante de Farmácia da UEFS, Matheus Cunha; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Dr. Marco Antônio Sampaio; o representante da Fiocruz/RJ,  Dr. Jorge Costa; e Elvio Magalhães, representando do deputado estadual Fabrício Falcão.

Durante a Audiência Pública, o presidente do CRF-BA reafirmou o compromisso da instituição de lutar por uma assistência farmacêutica plena, nos 417 municípios baianos, entendendo ser importante o acesso ao medicamento por todos.

“Para obter a efetividade do tratamento de um paciente é necessário ter um farmacêutico atuando. Para isso, tanto os municípios quanto o estado devem capacitar esses profissionais, sobretudo na atenção básica, para obter os melhores resultados”.

O presidente Martinelli destacou ainda que a Bahiafarma precisa começar a produzir medicamentos. “Já se passaram 16 anos e nada foi desenvolvido por essa fundação pública”.