5 de maio de 2023

II SEMINÁRIO SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS TEM PARTICIPAÇÃO DO CRF-BA

Hoje, dia 05 de maio, aconteceu, no auditório da SESAB, o II Seminário sobre Uso Racional de Medicamentos, organizado pela Diretoria de Assistência Farmacêutica da SAFTEC/SESAB.

Prestigiando este importante evento, o diretor do CRF-BA, Dr. Francisco Pacheco, foi convidado para compor a mesa de abertura, que contou com outros importantes nomes farmacêuticos. Além disso, as farmacêuticas Dra. Lorena Gomes e Dra. Maria Fernanda Barros também estavam presentes, esta última ministrou a palestra sobre “Estratégias para promoção do uso racional de medicamentos”.

A mesa do evento foi composto pelo Dr. Francisco Pacheco, representando o CRF-BA; Dra. Sayuri Yamashita, representando a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH); a Dra. Claudia Daniela Santos Souza, Diretora de Assistência Farmacêutica (DASF) da Secretária da Saúde do Estado da Bahia; Dr. Paulo José Bastos Barbosa, subsecretário da Saúde da Bahia; Dr. Luiz Henrique d’Utra, Superintendente de Assistência Farmacêutica e Ciência e Tecnologia em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia; e o Dr. Denis de Melo Soares, diretor da faculdade de Farmácia da UFBA.

O objetivo do Seminário é discutir sobre o uso racional de medicamentos, considerando uma visão ampla e cientificamente embasada sobre a realidade baiana frente ao uso de medicamentos, visto que o uso incorreto destes é um importante problema de saúde pública.

O evento é transmitido ao vivo através do YouTube e poderá ser assistido posteriormente. A palestra magna, de tema “Incorporação de tecnologias no SUS e o uso racional de medicamentos” foi ministrada pela Dra. Tacila Mega, farmacêutica representante do Ministério da Saúde.

Dra. Tacila foi seguida pela Dra. Bruna Santos Oliveira, farmacêutica que representou o Creasi (Centro de Referência Estadual de Atenção a Saúde do Idoso), e palestrou a respeito da automedicação, considerando o estímulo do consumo de medicamentos em tempos de mídias sociais.

Com este importante tema, Dra. Bruna trouxe a perspectiva do aumento da automedicação sendo influenciadas pelas Fake News e influencers digitais. Ela também apresentou os desafios que devem ser enfrentados para que o uso de medicamentos, nesta era digital, torne-se cada vez mais racional.

Logo após, Dra. Maria Fernanda Barros, apresentou a palestra “Estratégias para promoção do uso racional de medicamentos”, em que discorreu, entre outros tópicos, a respeito do Farma Game e do Manual de Intervenções Educativas para Promoção do Uso Racional de Medicamentos, além de apresentar a iniciativa do CRF-BA para este ano de 2023: convidar instituições para aplicarem intervenções educativas em suas comunidades e registrar os resultados para que o Conselho realize a publicização deste conteúdo, estimulando a disseminar informações sobre o uso correto de medicamentos.

Finalizando o turno matutino, Dr. Marcelo Tavares, farmacêutico representante do Cimbahia/Dasf/Saftec apresentou a respeito do Descarte Correto de Medicamentos, um problema atual e que gera consequência graves para o planeta e, consequentemente, para todos os seres vivos. O relevante tema gerou discussões a respeito das medidas que podem ser tomadas em relação à logística reversa e a instalação de mais pontos de coleta de medicamentos vencidos e/ou em desuso nas cidades. Acesse https://www.descarteconsciente.com.br/ e saiba mais.

No período da tarde ocorrerá uma mesa redonda sobre as ações de educação em saúde e cuidado farmacêutico na promoção do URM, sendo moderada pelo Dr. Odailson Paz, farmacêutico representante do Cimbahia/Dasf/Saftec, com quatro convidados da área. Após a Mesa, será realizado um debate sobre regulamentação de produtos à base de cannabis para fins medicinais, com Dra. Patrícia Sodré e Dr. Marcelo Tavares.

Compartilhar: