6 de maio de 2023

EMPREENDEDORISMO É TEMA DE EVENTO REALIZADO PELO CRF-BA NA CAPITAL BAIANA

Neste sábado, 06 de maio, aconteceu o evento I Encontro Baiano de Farmacêuticos Empreendedores, em Salvador, no Hotel Portobello, localizado em Ondina.

Com o apoio da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias, o CRF-BA realizou este evento principalmente para farmacêuticos que já são empreendedores ou que têm interesse em iniciar seu próprio negócio.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Conselho, Dr. Mário Martinelli; o conselheiro federal, Dr. Altamiro José; Dra. Sueza Abadia Souza Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos
e Farmácias Comunitárias (SBFFC); e Dr. Edimar Caetité Júnior, conselheiro regional suplente e membro do grupo técnico do empreendedorismo do CRF-BA.

Cada membro da mesa teve seu momento de fala, em que discorreram sobre a importância do evento e do empreendedorismo para a Bahia.

Empreender é ir além. Neste momento em que o Brasil enfrenta dificuldades em relação à empregabilidade, empreender é buscar alternativas em outros segmentos, gerando outras oportunidades e possibilidades. É preciso pensar fora da caixa.

Dr. Mário Martinelli, presidente do CRF-BA.

Após as falas, Dr. Francisco Pacheco, diretor do CRF-BA, chamou os nomes para compor a mesa com empreendedores de sucesso na área farmacêutica. Cada convidado falou sobre sua experiência com sua área de atuação no empreendedorismo. Participaram deste momento Dr. Álan Brito, com uma distribuidora de medicamentos e material médico hospitalar; Dr. Bruno Amaral, da Farmácia Magistral; Dr. José Jorge Silva Junior, da área de Farmácia Comunitária; Dra. Andrea Santana, com consultório de estética; e Dr. Nilson Lopes, com Laboratório de Análises Clínicas.

Iniciando com a fala de Dr. Álan Brito, o farmacêutico e proprietário de distribuidora de medicamentos e material médico hospitalar compartilhou sua história de como se inseriu neste mercado, além dos desafios enfrentados.

Logo após, Dra. Andrea Santana realizou sua apresentação, compartilhou sua jornada profissional até entrar na área de estética e abrir sua clínica. Um ponto importante que ressaltou foi o diferencial do seu trabalho, que a destaca dos outros consultórios de estética: a especialidade de trabalhar com a pele negra.

Em seguida, Dr. Bruno Amaral falou sobre a Farmácia Magistral, mais conhecida como Farmácia de Manipulação, e discorreu a respeito do valor agregado que se pode colocar em produtos e serviços. Em sua fala, destacou:

Seu negócio precisa ter diferencial, mas principalmente ter propósito! Empreender não é para todo mundo, mas é muito possível para quem quer.

Dr. Bruno Amaral.

Logo após, Dr. Nilson Lopes compartilhou como abriu seu Laboratório de Análises Clínicas, e alertou o público a respeito de temas importantes, como legislação, fluxo de caixa e, principalmente, o estudo e a pesquisa que os empreendedores devem fazer antes de abrirem seus negócios.

Fechando este bloco, Dr. José Jorge Silva Junior, da área de Farmácia Comunitária, contou sobre como abriu seu estabelecimento de saúde, os desafios que enfrentou e o apoio que contou para enfrentar a situação e fazer dar certo.

O segundo bloco do evento foi a palestra “Farmácias independente, rede, franchising ou modelo associativo? Panorama atual do mercado brasileiro”, ministrada pelo Dr. Rafael Oliveira Espinhel, da ABCFARMA, que trouxe dados e outras informações relevantes.

Finalizando a manhã de conteúdo, Dra. Virgínia Samai ministrou a palestra “Passos para iniciar o negócio – do financiamento à gestão”, trazendo um passo a passo resumido sobre o que os novos empreendedores precisam saber antes de abrirem suas Farmácias.

Durante o evento, a conselheira Dra. Soraya Amorim convocou os presentes para comparecerem na audiência pública com o tema “Acesso a medicamentos em defesa da vida”, que acontecerá na segunda-feira (8), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

À tarde, ocorrerão as oficinas preparatórias para a prova de obtenção do título de especialista em Farmácia Comunitária (exclusivas para farmacêuticos), com o eixo Serviços Farmacêuticos e Gestão. As oficinas serão ministradas pela Dra. Sueza Abadia – Presidente da SBFFC (Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias) e Dr. Daniel Tenório (diretor da SBFFC).

Confira abaixo as opiniões de Dr. Mário Martinelli, Dr. Altamiro José, Dr. Álan Brito, e Dr. Nilson Lopes sobre o evento:

Compartilhar: