25 de janeiro de 2023

MEDICAMENTOS IRREGULARES SÃO APREENDIDOS E INCINERADOS EM EUNÁPOLIS

No dia 23 de janeiro, a Vigilância Sanitária de Eunápolis, com o apoio do CRF-BA, realizou uma ação com profissionais farmacêuticos da região da Costa do Descobrimento / Extremo Sul da Bahia de apreensão e inutilização de quatro toneladas e meia de medicamentos irregulares.

A ação aconteceu após o recebimento de uma denúncia de transporte e depósito irregular de medicamentos e produtos para a saúde. Segundo o Sr. Diego Souza Costa, diretor da Vigilância Sanitária de Eunápolis, esta foi uma das maiores ações de apreensão de medicamentos do Estado da Bahia.

Alguns medicamentos estavam sendo transportados e armazenados sem qualquer controle de temperatura e em péssimas condições sanitárias, comprometendo a qualidade e eficácia dos produtos.

Nos locais da apreensão, os fiscais comprovaram que algumas empresas não possuíam autorização de funcionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não estava licenciada pela Vigilância Sanitária Municipal para armazenagem ou transporte de medicamentos e produtos para a saúde.

Os medicamentos foram encaminhados para uma empresa de resíduo para que fossem incinerados. A ação buscou garantir a qualidade do medicamento e atenção ao paciente. Consequentemente, também gerou processo de regularização das distribuidoras.

A participação do CRF-BA foi importante, o Conselho sempre tem apoiado as ações do município. Também foram imprescindíveis as farmacêuticas Marilene Santos, da Base Regional de Saúde do Extremo Sul da Bahia e Caroline Caliman Catelan, farmacêutica da VISA Eunápolis.

Sr. Diego Souza.