1 de fevereiro de 2024

FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO BÁSICA DO SUS: REGULAMENTAÇÃO PARA O CUIDADO EM DIABETES

A atuação do farmacêutico na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) desempenha um papel crucial no cuidado e na educação da população, e recentes iniciativas do Conselho Federal de Farmácia (CFF) reforçam essa importância, especialmente no que diz respeito ao enfrentamento do diabetes.

O CFF, em sua busca pela melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos pelos farmacêuticos, está em processo de regulamentação das competências clínicas do farmacêutico no contexto do cuidado e da educação direcionados às pessoas com diabetes. Essa medida reflete a evolução do papel do farmacêutico na atenção básica, reconhecendo sua expertise para lidar com condições crônicas e contribuir de maneira significativa para a saúde pública.

Ao regulamentar as competências clínicas, o CFF visa não apenas fortalecer o papel do farmacêutico na gestão do diabetes, mas também proporcionar uma atuação alinhada aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A inclusão do farmacêutico como um dos principais agentes no monitoramento da diabetes demonstra um entendimento crescente da importância desse profissional na equipe de saúde.

Seja fornecendo informações sobre o manejo da condição, promovendo a adesão ao tratamento ou orientando sobre o uso adequado de medicamentos, a presença do farmacêutico na atenção básica representa um suporte valioso para os pacientes.

Além disso, a regulamentação proposta não apenas atende às demandas do setor, mas também destaca a adaptabilidade da profissão farmacêutica às necessidades emergentes da saúde pública. O enfrentamento do diabetes, uma doença com impacto significativo na qualidade de vida da população, exige uma abordagem integrada, na qual o farmacêutico desempenha um papel essencial.

A promoção de práticas regulamentadas para o cuidado e a educação em diabetes na atenção básica do SUS não apenas eleva a qualidade dos serviços prestados, mas também contribui para a prevenção e o controle eficaz dessa condição crônica. Nesse cenário, o farmacêutico emerge como um aliado fundamental na construção de uma rede de atenção à saúde mais abrangente e eficiente, alinhada aos princípios do SUS e voltada para o bem-estar da população.

Saiba mais sobre a proposta do CFF: acesse aqui.

O CRF-BA, desde o começo deste ano, tem evidenciado os desafios enfrentados por diversas Assistências Farmacêuticas municipais, essenciais como porta de entrada para o cuidado do paciente. A diabetes, juntamente com outras doenças crônicas, pode ser identificada, gerida e tratada pelo farmacêutico nas unidades públicas de assistência farmacêutica, exercendo um impacto direto na promoção da qualidade de vida e saúde dos pacientes.

Confira a real situação das Assistências Farmacêuticas na Bahia: