30 de janeiro de 2024

FISCALIZAÇÃO EM CACULÉ: CRF-BA ANALISA A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

No decorrer do mês de janeiro, a Fiscalização do CRF-BA inspecionou as unidades públicas de saúde em Caculé. A partir disso, constatou-se a necessidade de alguns ajustes para a assistência farmacêutica da região ser mais assertiva para a população e garantir mais saúde e acessibilidade qualificada com a presença do profissional farmacêutico.

Foi identificada a ausência de anotação de responsabilidade para a coordenadora farmacêutica em três unidades, destacando a necessidade de regularização perante o CRF-BA. Nota-se também a presença de mais farmacêuticos no quadro de funcionários do município, requerendo a devida regularização de suas responsabilidades técnicas.

Infelizmente, algo que chamou a atenção foi a entrega de medicamentos por técnicos em enfermagem ou enfermeiros, sem supervisão farmacêutica, nas unidades. As salas denominadas “farmácia” têm condições inadequadas, como falta de climatização apropriada, infiltrações e umidade em algumas unidades. Apenas uma UBS estava climatizada, além da CAF e da Farmácia Básica.

Os medicamentos fornecidos incluem grupos de acompanhamento da equipe multidisciplinar, antibióticos injetáveis e outros necessários para atendimentos internos. Contudo, a estrutura, os medicamentos e os procedimentos são uniformes em todas as unidades básicas.

É crucial destacar que não há dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial nas unidades básicas, sendo exclusiva responsabilidade da Farmácia Básica. Entretanto, foram observadas irregularidades no armazenamento desses medicamentos, sem a devida proteção e organização conforme regulamentação.

Diante disso, o CRF-BA sugere a ampliação do quadro de profissionais farmacêuticos, o cadastramento dos responsáveis junto ao CRF-BA, a climatização adequada das farmácias, controle de temperatura e a recuperação da estrutura física das unidades com problemas de umidade.

Estas medidas visam promover uma assistência farmacêutica mais eficiente, garantindo a qualidade e eficácia dos medicamentos oferecidos à população de Caculé.

Compartilhar: