22 de janeiro de 2024

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM JUAZEIRO: AVANÇOS NOTÁVEIS E DESAFIOS A SUPERAR

Segundo o último censo do IBGE, Juazeiro tornou-se o 5º município mais populoso da Bahia, com 235.816 habitantes. Considerando a importância do acesso à saúde para tantas pessoas, recentemente, o CRF-BA fiscalizou as unidades públicas de saúde desse município para apurar a situação da assistência farmacêutica.

De acordo com o relatório da fiscalização, a assistência farmacêutica de Juazeiro tem pontos positivos, destacando-se de outras cidades do interior baiano, mas também apresenta desafios a serem superados para garantir uma melhor qualidade de saúde à população.

Um dos pontos positivos é o fato de que a maioria dos estabelecimentos que realiza a dispensação de medicamentos da rede pública municipal de Juazeiro possui registro e anotação de responsabilidade técnica perante o CRF-BA. Pontua-se, entretanto, que é necessária a complementação da carga horária de assistência farmacêutica para todo o horário de funcionamento do estabelecimento e a presença do profissional.

O CRF-BA ainda parabeniza o empenho da equipe de assistência farmacêutica e a gestão municipal pela idealização do Centro de Cuidado Farmacêutico, também conhecido como Farmácia Central. O Centro foi formulado para garantir o acesso da população à assistência farmacêutica, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Assim, o local também pretende ser um ambiente de prática de ensino, extensão e pesquisa do curso de Farmácia da universidade, contribuindo com a formação de profissionais.

O sistema de dispensação de medicamentos está bem organizado. Os pacientes são atendidos por meio de fichas eletrônicas, recebem medicamentos para um tratamento de até 30 dias, e as informações são registradas no sistema eletrônico Hórus. Quando a prescrição ultrapassa os 30 dias, é feito um agendamento, indicando a quantidade dispensada e a que será entregue na próxima visita.

Equipes compostas por farmacêuticos, estagiários e residentes acadêmicos de farmácia realizam a busca ativa de pacientes para oferecer assistência farmacêutica. Um exemplo disso é a atenção especial dada aos cuidados farmacoterapêuticos para garantir o acompanhamento e suporte adequado aos pacientes que utilizam insulina. O projeto de estrutura física da Farmácia Central considerou adequações que permitem o acesso de pessoas com limitações, como rampa de acesso, porta com dimensões ampliadas e barras de apoio.

A Farmácia Central foi reconhecida em 2022 por práticas exitosas na V Edição do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos “Lenita Wannmacher”.

Juazeiro mantém as farmácias satélites, também conhecidas como farmácias da família, em pontos estratégicos. O propósito é assegurar que os moradores tenham acesso aos medicamentos mais próximos de seus bairros, aliviando a demanda na farmácia central e promovendo um controle mais eficiente na distribuição de medicamentos.

Destaca-se que a entrega de medicamentos da atenção básica, incluindo alguns antimicrobianos, ocorre na zona rural, embora não abranja medicamentos sujeitos a controle especial. Conforme informado pelo diretor da assistência farmacêutica, está em processo de implementação um projeto de farmácia itinerante. Esse projeto envolverá a visita de um farmacêutico às unidades na zona rural, visando garantir o acesso à assistência farmacêutica.

Embora existam muitos elogios à assistência farmacêutica de Juazeiro, também há problemas: é urgente que o acondicionamento adequado dos medicamentos em algumas unidades seja garantido. A maioria não possui climatização, não sendo possível assegurar a qualidade dos medicamentos sob condições adequadas e manter um controle de estoque eficaz, comprometendo a qualidade do produto desde o recebimento até a dispensação. Problemas na infraestrutura também foram pontuados, como paredes irregulares, sujas, com mofo e infiltrações. Além disso, é fundamental a ampliação do quadro de farmacêuticos.

O CRF-BA reitera que a presença do farmacêutico nas Unidades Públicas de Saúde não apenas assegura uma abordagem mais abrangente e integrada, mas também resulta em economia de recursos. Isso ocorre devido à prevenção de erros na prescrição e no uso de medicamentos, contribuindo para promover o uso racional de medicamentos e proporcionar uma assistência integral e eficaz.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia espera que esta matéria reflita a situação real da assistência farmacêutica no município e ajude os gestores a tomar as medidas necessárias para tornar esse serviço de saúde ainda mais eficaz e seguro para todos.

Confira algumas fotos dessas fiscalizações em Juazeiro:

Tags: