19 de janeiro de 2024

CRF-BA E SBAC REALIZARAM SEMINÁRIO PARA ESTRUTURAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL NO CONTEXTO DA ATENÇÃO À SAÚDE

Realizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) e pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), aconteceu, na quinta-feira (18), em Salvador, o “Seminário para estruturação da política nacional de diagnóstico laboratorial (análises clínicas e toxicológicas) no contexto da atenção à saúde”.

Durante o evento, os participantes puderam tratar de temas como, por exemplo, a importância de uma política de inclusão para o setor de diagnóstico laboratorial na atenção à saúde; bem como a transformação do trabalho dos profissionais farmacêuticos com as novas tecnologias, como os testes rápidos, entre outros.

A partir deste debate foi desenvolvido um documento que busca a estruturação das ações de diagnóstico laboratorial na Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Com isso, será possível obter uma série de benefícios, como um melhor custo benefício para os pacientes, com mais agilidade nos resultados de exames.

A Dra. Silvana Nair Leite fez uma apresentação online sobre “A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e Seus Eixos Estruturantes: Análise de Possibilidades de Avanços para uma Abordagem Integral da Atenção à Saúde”.

O Dr. Paulo Boff, relator deste projeto, informou que, agora, serão tomadas providências para, posteriormente, levar o tema para ser discutido com representantes do Ministério da Saúde.

“Vamos fortalecer o documento base, aprovado em plenária, mas é necessário incluir mais informações e indicadores para que possamos levar a discussão à diante. A meta é concluir esse trabalho até março para fazermos uma apresentação em Brasília”.

A mesa de abertura do evento teve as presenças do presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martins; da presidente da SBAC, Dra. Maria Elizabeth Menezes; e da deputada federal, Alice Portugal.

Estiveram presentes também a vice-presidente do CRF-BA, Dra. Angela Pontes; o conselheiro federal, Dr. Altamiro José; o presidente da Fenafar, Dr. Fábio Basílio; o assessor da diretoria, Dr. Arivaldo Santana; e as representantes do Sindifarma, Dra. Soraya Amorim e Dra. Irena Prazeres; e o Dr. Cláudio Brandão.

Também marcaram presença a secretária de Saúde da cidade de Medeiros Neto, Dra. Júnia Medeiros; a Dra. Vanusa Glória; além dos farmacêuticos catarinenses Dra. Helena Cristina Franz e o Dr. Cleidson Valgas.