19 de maio de 2022

URM: A CONTRIBUIÇÃO DO SETOR DE FISCALIZAÇÃO DO CRF-BA

Continuando nossa campanha, o CRF-BA informa como promove consistentemente o Uso Racional de Medicamentos (URM) também através do setor de Fiscalização do CRF-BA, sob a supervisão da vice-presidente, Dra. Ângela Pontes, e sob a coordenação da farmacêutica fiscal, Dra. Lorena Almeida.

Através da Fiscalização, o URM é promovido com:

1. Conscientização
A fiscalização, através de suas ações, desenvolve a conscientização de gestores, proprietários, funcionários e a comunidade de que a farmácia é um estabelecimento de saúde.

2. Farmacêutico
As atribuições da fiscalização garantem a presença deste profissional nos estabelecimentos farmacêuticos, cuja atuação é indispensável para a promoção do uso racional de medicamentos; é fundamental para garantir a qualidade dos produtos oferecidos à comunidade, para a diminuição do risco à saúde pelo uso abusivo dos mesmos, para evitar a automedicação, e para a completa adesão do tratamento proposto pelo prescritor.

3. Ato fiscalizatório
Durante as ações de fiscalização, percebe-se que onde não há farmacêuticos geralmente é encontrado produtos irregulares e sem registro nos órgãos competentes, fracionamentos em desacordo com a legislação, medicamentos vencidos e outros problemas relacionados, aumentando significativamente o risco à saúde. Nestes estabelecimentos, a fiscalização atua de forma decisiva para evitar a perpetuação deste comportamento, com orientação e punição.

4. Parcerias
Devido a complexidade de algumas ações que requerem a atenção de mais de um órgão de fiscalização, o setor promove parcerias com outros órgãos, tais como a Vigilância Sanitária, o PROCON e o Ministério Público. 

5. Ações complementares 
Com o objetivo de alertar a comunidade para o uso racional de medicamentos e prevenir os agravantes de riscos à saúde, o setor de fiscalização utiliza de vários veículos de comunicação (rádio, tv, mídia social, revistas, informativos, etc) divulgando suas ações e solicitando à sociedade que busque o profissional farmacêutico nos estabelecimentos para uma correta orientação, e que denuncie as empresas que não disponibilizam este profissional obrigatório.

6. Formação profissional
É indispensável a participação do setor de fiscalização na formação dos futuros profissionais farmacêuticos. Para tanto, promovemos palestras educativas nas academias onde são abordados temas relativos à profissão, dentre eles destacamos que o medicamento é privativo da categoria farmacêutica, e por isso independente de ser ou não uma área  de escolha do futuro profissional, o uso racional de medicamentos deve ser defendido por todo FARMACÊUTICO.

Compartilhar: