19 de maio de 2022

FARMACÊUTICOS REALIZAM O MÓDULO PRÁTICO DO CURSO DE VACINAÇÃO

Nos dias 13 e 14 de maio, das 7h às 19h, ocorreu o módulo prático do curso “Serviço de Vacinação por Farmacêuticos”, em Salvador, oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia, em parceria com os Conselhos Regionais.

A parte prática do curso foi ministrado pelos professores Dr. Ednaldo Anthony Jesus e Silva e Dra. Renata Aline de Andrade. O evento também teve a abertura do diretor do CRF-BA, Dr. Álan Brito, e o acompanhamento do assessor da diretoria, Dr. Arivaldo Santana.

Para realizar a parte prática do curso, que ocorre de forma presencial, primeiro é preciso ser aprovado no módulo teórico. Na modalidade presencial são 20h de aulas, oferecidas em dois dias seguidos, em quatro turnos. Primeiro, as atividades iniciam com a revisão do conteúdo, seguida por análise de demanda vacinal e por seis ciclos de práticas:

1 dia
Prática 1:
 discussão de casos clínicos
Prática 2: elaboração do plano de cuidado

2 dia
Prática 3:
 elaboração do plano de cuidado – prática clínica simulada
Prática 4: etapas pós-vacinação: discussão de casos clínicos
Prática 5: paramentação, higiene das mãos e preparo de dose
Prática 6: treinamento de técnicas de aplicação pelas vias IM e SC

Com objetivo de otimizar a realização do módulo presencial, farmacêuticos de estados circunvizinhos, já aprovados na parte teórica, podem participar de turmas em unidade federativa distinta daquela na qual estão inscritos, desde que haja disponibilidade de vagas. O número máximo de participantes por turma é de 30 alunos, cada uma com dois facilitadores.

Fique atento ao portal edufarma.cff.org.br para participar da próxima turma.