20 de março de 2022

CURSO DE VACINAÇÃO É OFERECIDO GRATUITAMENTE PELO CFF E CRFs

Atenção, só restam 09 vagas! Encerramento das inscrições: 31 de maio.

Ei, farmacêutico, quer aprender a aplicar vacinas em um curso completo e gratuito? O Conselho Federal de Farmácia, em parceria com os Conselhos Regionais, está oferecendo o curso “Serviço de Vacinação por Farmacêuticos“!

O curso de 60 horas de atividade tem uma etapa teórica (à distância, 40 horas), e uma parte prática (presencial, 20 horas) que você só terá acesso se for aprovado na primeira etapa.

Cadastre-se no portal edufarma.cff.org.br para ter acesso ao curso, que é exclusivo para a categoria farmacêutica.

O curso tem o objetivo de apoiar o enfrentamento da Covid-19 e de promover a capacitação e a qualificação profissional. Podem se matricular profissionais de todo o país que estejam inscritos nos CRFs.

O conteúdo reúne as principais informações para possibilitar o desenvolvimento de competências necessárias à prestação de serviços de vacinação. A proposta pedagógica contextualiza o panorama da vacinação no país, com destaque para os papéis que podem ser desempenhados pelo farmacêutico.

Durante o processo de elaboração do curso, também foram considerados todos os requisitos exigidos em legislações sanitárias e profissionais. As aulas consolidam aspectos imunológicos relacionados aos imunizantes, que vão desde os principais tipos de vacinas, calendários vacinais, a importância da notificação de eventos adversos, e aborda detalhes sobre conservação, fatores que podem levar a erros de medicação e informações específicas sobre as vacinas contra a Covid-19. Como materiais pedagógicos para a modalidade a distância foram preparadas videoaulas, slides, indicações de vários materiais para leitura complementar.

O curso foi estruturado em 6 módulos teóricos:
1: Impacto da vacinação e o papel do farmacêutico;
2: Aspectos imunológicos;
3: Vacinas, doenças preveníveis e calendários vacinais;
4: Rede de Frio;
5: Etapas e gestão do serviço;
6: Segurança do paciente.

A assessora da presidência do CFF, Josélia Frade, coordenadora do curso, explica que a avaliação do módulo realizado a distância será por meio da própria plataforma online com a resolução de 30 questões de múltipla escolha, que devem ser concluídas em até cinco tentativas. “Para ser considerado apto nesta etapa, o farmacêutico deverá obter aproveitamento mínimo de 60%”.

Módulo presencial

Já as 20h de modalidade presencial deverão ser realizadas em dois dias, em quatro turnos. As atividades terão início com a revisão da modalidade a distância, por meio de desenvolvimento de mapa mental, seguida por análise de demanda vacinal e por seis ciclos de práticas:

1 dia
Prática 1:
 discussão de casos clínicos
Prática 2: elaboração do plano de cuidado

2 dia
Prática 3: elaboração do plano de cuidado – prática clínica simulada
Prática 4: etapas pós-vacinação: discussão de casos clínicos
Prática 5: paramentação, higiene das mãos e preparo de dose
Prática 6: treinamento de técnicas de aplicação pelas vias IM e SC

Nesta etapa, serão realizadas nove avaliações, sendo cinco delas somativas e quatro formativas. As avaliações estão detalhadas no tópico “Organização estrutural: modalidade presencial”. Bem como, ao final dessa modalidade, o participante deverá realizar a avaliação da qualidade do curso dentro da plataforma edu.farma.

Com objetivo de otimizar a realização do módulo presencial, farmacêuticos de estados circunvizinhos, já aprovados na parte teórica, poderão participar de turmas em unidade federativa distinta daquela na qual estão inscritos, desde que haja disponibilidade de vagas. O número máximo de participantes por turma será de 30 alunos, cada uma com dois facilitadores.

A oferta do módulo presencial ocorrerá na medida que a região tenha 30 aprovados no módulo teórico.

No dia de hoje também foi lançado o livro Serviço de Vacinação por farmacêuticos – documentação do processo de cuidado. Este livro será distribuído e utilizado pelos participantes do curso durante o módulo presencial.

Clique aqui e acesse mais informações sobre o curso