12 de maio de 2022

URM: A CONTRIBUIÇÃO DO SETOR CIM

Continuando nossa campanha, o CRF-BA informa como promove consistentemente o Uso Racional de Medicamentos (URM) através do CIM (Centro de Informações sobre Medicamentos), sob os cuidados da colaboradora farmacêutica e assessora técnica Dra. Maria Fernanda Barros.

Através do CIM, o URM é promovido com:

a) Orientação sobre informações de medicamentos em nível individual;
Ou seja, qualquer dúvida que um profissional de saúde (sendo farmacêutico ou não) ou qualquer pessoa da sociedade tenha, é possível ser esclarecida pelo CIM, recebendo a orientação adequada para cada caso.

b) Elaboração de boletins e artigos sobre assuntos relativos a medicamentos; participação em espaços na mídia orientando sobre URM (rádio, jornal escrito e TV), como essa matéria de jornal sobre medicamentos para emagrecer. Também destacamos essa Nota Técnica sobre a utilização do medicamento Ivermectina, que foi bastante utilizado durante a pandemia.

c) Pesquisa: desenvolvimento de estudos de utilização de medicamentos e outros tipos de investigações voltadas para problemas detectados através de perguntas endereçadas ao CIM/CRF-BA.

d) Educação em Saúde: construção de experiências baseadas em metodologias ativas e lúdicas para orientação e educação da comunidade. O Centro de Informação de Medicamento do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CIM CRF-BA) tem desenvolvido materiais impressos (folders, cartilhas e cartazes), jogo educativo (FARMA GAME). Além disso, foi desenvolvido uma capacitação para farmacêuticos e estudantes de farmácia com o objetivo de aprimoramento de competências e habilidades das técnicas de Educação em Saúde, visando a promoção do URM na comunidade, o Fórum de Educação em Saúde e Criatividade.

Não fique de fora dessa corrente. Reflita sobre o que você já faz ou que pode fazer para promover o Uso Racional de Medicamentos!