10 de julho de 2020

IVERMECTINA: DOCUMENTOS QUE CONCLUEM O MESMO QUE OS CIM’S

O posicionamento do CRF-BA em relação ao medicamento Ivermectina é que ainda não há evidências científicas conclusivas a respeito da sua utilização contra a COVID-19 em seres humanos. Por tanto, sua utilização no caso do novo coronavírus não é recomendada.

[…] até o momento não existe tratamento antiviral eficaz, nem vacinas que previnam a infecção pelo Novo Coronavírus. Assim, o isolamento e as medidas obrigatórias de distanciamento social, bem como a correta higienização das mãos, desempenham um papel vital no enfrentamento da situação epidemiológica e na mitigação do impacto na saúde pela pandemia da COVID-19. – Trecho da Nota Técnica.

Conforme a Nota Técnica Informativa Nº 03/2020, desenvolvida este grupo de Centros de Informações sobre Medicamentos (CIMs), não há evidências científicas robustas que sustentem a utilização do medicamento ivermectina para tratar ou prevenir a COVID-19. – Trecho do Alerta a respeito de Ivermectina.

Assim como o Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) do CRF-BA, outros documentos concluem o mesmo que os CIMs sobre a utilização da Ivermectina para prevenção ou tratamento da COVID-19. Confira:

  1. Nota Técnica da Rede COVIDA (CIDACS/Fiocruz e UFBA): Acesse
  2. Informe da Sociedade Brasileira de Infectologia: Acesse.
  3. Red CIMLAC: Acesse.
  4. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia: Acesse.
  5. Organização Mundial da Saúde: Acesse.
Compartilhar: