17 de março de 2020

INFORME-SE SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS

O conteúdo aqui presente pode ser útil tanto para farmacêuticos quanto para o público em geral. Para os farmacêuticos, o CRF-BA produziu e disponibilizou uma nota técnica com informações qualificadas a respeito do Novo Coronavírus para que esses profissionais orientem a população sobre a doença de forma correta, inclusive sobre maneiras de prevenção.

Noticiamos as medidas da prefeitura de Salvador e as orientações gerais recomendadas pelo Ministério da Saúde para que as pessoas se previnam contra os vírus: leia aqui.

O CIM (Centro de Informações sobre Medicamentos) também colaborou com a instrução a respeito do Covid-19, com uma árvore de decisões para aconselhamento por farmacêuticos comunitários: leia aqui. Ou veja o post no Instagram.

Confira também as medidas tomadas pela prefeitura de Salvador e as orientações gerais para prevenção do vírus: Clique aqui.Considerando a importância de os profissionais obterem informações apenas de fontes confiáveis, os Centros de Informações de Medicamentos (CIMs) de algumas instituições se reuniram para verificar quais são as recomendações em relação à utilização de medicamentos comumente utilizados pela população, como o ibuprofeno e anti-hipertensivos. Leia um trecho:

Dessa forma, as sociedades e organizações nacionais e internacionais orientam evitar interromper tratamento crônico com iECA e ARA-II devido ao COVID-19, a fim de evitar complicações de ordem cardiovascular. Cada caso deverá ser avaliado individualmente pelo médico responsável quanto ao risco da suspensão dos fármacos versus o risco potencial de eventuais complicações da doença.

Confira a Nota Técnica produzida na íntegra.

Os CIMs que participaram da construção dessa Nota foram: CRF-BA, UFS lag (Universidade Federal de Lagarto), UNIVASF (Universidade do Vale do São Francisco), CEMED/UFMG  (Centro de Estudos de Medicamentos da Universidade Federal de Minas Gerais).

Veja todas as publicações do Conselho Federal de Farmácia sobre o novo coronavírus e mantenha-se informado! Em especial, leia sobre a atuação do farmacêutico frente à pandemia da doença causada pelo Coronavírus e o plano de resposta para a farmácias privadas e públicas da atenção primária.

Farmacêutico, leia a Nota Conjunta feita pelo CRF-BA, Sindicato dos Farmacêuticos da Bahia e o Sindicato do Comércio Varejista, a respeito das medidas de prevenção da transmissão em farmácias comunitárias. Além disso, o CRF-BA enviou um documento aos gestores dos Municípios solicitando a adoção de medidas emergenciais que visem preservar a saúde dos profissionais farmacêuticos e da população.