18 de março de 2020

NOTA OFICIAL SOBRE FABRICAÇÃO CASEIRA DE ÁLCOOL GEL

Salvador,18 de março de 2020

Por meio desta nota oficial, o CRF-BA visa alertar a população a respeito da fabricação caseira de álcool gel.

O álcool gel vendido em farmácias e supermercados é um produto registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), já que precisa de condições adequadas e matérias primas autorizadas para que possa atingir o resultado esperado com qualidade, segurança e eficácia, passando por processos específicos de produção e controle de qualidade.

A fabricação caseira do álcool gel ou produzidos em ambientes não autorizados é um grande risco para a população. Em concentração abaixo do indicado, resulta na ineficácia do produto; e acima, pode ocasionar acidentes como queimaduras, intoxicação e irritações. 

Para manter a higienização é importante lavar as mãos com água e sabão, e utilizar produtos como desinfetantes e detergentes para a limpeza de superfícies. Lembrando que todos os produtos devem estar registrados na ANVISA.

Produtos irregulares devem ser denunciados à vigilância sanitária!

Como medida para tentar sanar a falta do produto no mercado, a ANVISA colocou como prioridade de análise, novas solicitações de registro de géis antissépticos para mãos, água sanitária e desinfetantes de uso geral e hospitalar. E, a partir de agora, como parte das ações de proteção para o enfrentamento da emergência de saúde de importância internacional em decorrência do novo coronavírus, autoriza que farmácias de manipulação disponibilizem álcool gel para a população.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) tem um sistema de denúncia chamado Sisden. Direcionamos as denúncias de estabelecimentos e produtos para que a vigilância sanitária possa tomar as medidas cabíveis. O formulário para preenchimento pode ser encontrado no site do CRF-BA. Além disso, o setor regulatórios está a disposição para esclarecimentos de dúvidas através do e-mail regulatorios@crf-ba.org.br

Compartilhar: