16 de março de 2020

CORONAVÍRUS EM SALVADOR E ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PREVENÇÃO

Hoje, dia 16 de março, o prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou, em coletiva de imprensa, seis medidas contra o avanço da pandemia do novo coronavírus, que passarão a valer a partir de quarta-feira (18).

As iniciativas são feitas por conta do avanço do novo coronavírus e serão oficializadas em decreto ainda hoje, em caráter emergencial, no Diário Oficial do Município.

Confira as medidas:
1. Suspensão da exigência de aposentados e pensionistas de fazer o recadastramento no dia do aniversário, por tempo indeterminado.
2. Suspensão de férias e licenças de profissionais da área de saúde, Guarda Municipal e Semps (Secretaria da Promoção Social) e da Defesa Civil.
3. Trabalho remoto para todos os funcionários acima de 65 anos, exceto aqueles cujas atividades sejam essenciais e estratégicas (área de saúde), para funcionamento dos serviços municipais. Secretários e dirigentes estão fora do decreto.
4. Fechamento dos parques públicos, como Parque da Cidade e Parque dos Ventos, por tempo indeterminado.
5. Suspensão das aulas por 15 dias da rede municipal e da rede particular.
6. Suspensão do funcionamento das academias de ginástica e dos cinemas, também por 15 dias.

É importante que todas as pessoas cooperem para evitar a proliferação do vírus. Nesse sentido, o Ministério da Saúde faz uma série de recomendações para prevenção:

  • Cuide da higiene. Lave bem as mãos (dedos, embaixo das unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilize toalhas de papel para secá-las.
  • Na falta de água e sabão, o álcool em gel pode ser um substituto para higienizar as mãos e objetos como maçanetas, telefones, teclados, etc.
  • Utilize lenço descartável para cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir e jogue-o no lixo.   
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
  • Máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães em período de amamentação e pessoas diagnosticadas com coronavírus.
  • Evite todo e qualquer tipo de aglomeração.
Compartilhar: