10 de março de 2020

SEGUNDO CASO DO NOVO CORONAVÍUS CONFIRMADO

A Sesab confirmou neste sábado (7), o segundo caso do novo coronavírus (Covid-19) na cidade de Feira de Santana. Trata-se de uma mulher de 42 anos, trabalhadora doméstica, que teve contato domiciliar com a primeira paciente do estado com COVID-19, quando esta ainda estava sintomática.

Diferente do caso original, cujo contágio inicial foi na Itália, o novo caso trata-se de uma transmissão local do vírus, sendo agora considerado circulante no estado. Cabe ressaltar que as duas pacientes vinham sendo monitoradas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a Vigilância Municipal de Feira de Santana. Atualmente ambas se encontram em isolamento domiciliar, adotando todas as medidas de precaução de contato e evoluem clinicamente bem.

A SESAB pontua que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.
Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Para realização do exame laboratorial pela rede pública, o paciente pode ser atendido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Caso opte pela rede particular, alguns laboratórios realizam, porém é necessário ter uma solicitação médica.

Em caso de dúvidas, disponibilizamos nosso contato do Centro de Informações sobre Medicamento (CRF-BA):
cim@crf-ba.org.br
☎ 71 3368-8821

Farmacêutico, leia orientações a respeito da sua atuação junto à população em relação ao novo coronavírus: Clique aqui!

Compartilhar: