23 de fevereiro de 2024

UNIÃO DE FORÇAS: SBAC E CBDL PROMOVEM REUNIÃO HISTÓRICA EM BUSCA DE AVANÇOS PARA O SETOR DO DIAGNÓSTICO LABORATORIAL E PARA A SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA

Em um encontro marcado por expectativas elevadas, representantes da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) se reuniram na sede da SBAC, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (22), para discutir estratégias conjuntas em prol da Construção de uma Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial, que contribua para o desenvolvimento da saúde pública do Brasil.

O evento contou com a presença da Dra. Maria Elizabeth Menezes, presidente da SBAC, e do Dr. Carlos Gouvêa, presidente executivo da CBDL, entre outros membros-chave das duas organizações as quais destacam-se: o Dr. Marcos Kneip Fleury, vice-presidente da SBAC; Dr. Luiz Fernando Barcelos, ex-presidente da SBAC; Dr. Abol, diretor do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ); Dr. Fulvio Facco, vice-presidente da CBDL; Dra. JoselyChiarella, assessora técnica da CBDL; professor Dr. Paulo Roberto Boff, coordenador do Projeto; e professor Dr. Arivaldo Santana, representante do presidente do CRF-BA.

O ponto central da pauta foi o projeto de “Diretrizes Gerais para a Construção de uma Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial”, uma iniciativa ambiciosa destinada a moldar o futuro do diagnóstico laboratorial no país e consolidação do SUS na área do diagnóstico laboratorial.

Na ocasião, o Dr. Gouvêa fez uma apresentação sobre a missão e o escopo de atuação da CBDL, destacando seus parceiros estratégicos e seu compromisso com a excelência no campo do diagnóstico laboratorial.

Por sua vez, a Dra. Maria Elizabeth tomou a palavra para compartilhar insights sobre a importância crucial a construção da Política. Enfatizou os desafios que o setor enfrenta, especialmente dos pequenos laboratórios e a necessidade de participação colaborativa de diversas entidades interessadas na consolidação deste processo, que tem viés técnico e político.

Em um momento de grande significado, a Dra. Maria Elizabeth formulou a proposta para que a CBDL apoiasse firmemente os esforços para a construção dessa política, unindo forças com a SBAC em prol deste objetivo.

Após um momento de discussões e trocas de ideias construtivas, ficou decidido que ambas as entidades se comprometeriam com o projeto da construção das diretrizes políticas, com o intuído de promover avanços significativos no setor e na saúde pública do Brasil.

Ao encerrar o encontro, os participantes expressaram otimismo e determinação em relação ao futuro, destacando a importância da colaboração e do trabalho conjunto na busca por soluções eficazes para os desafios enfrentados pelo setor de diagnóstico laboratorial no país.

Compartilhar: