22 de fevereiro de 2024

FARMACÊUTICOS DEVEM SE CAPACITAR PARA O ENFRENTAMENTO À DENGUE: CONHEÇA OS CURSOS E ATULIAZAÇÕES DISPONÍVEIS

Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos de dengue no Brasil pode chegar a cinco milhões, em 2024.  Essa projeção sobre aumento de casos se deve a uma combinação de fatores, em especial ao calor e chuva intensas, além do ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue, no Brasil.

Atualmente, o país passou a ter quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4) em circulação. Em conseqüência disso, os casos de dengue no Brasil já chegam a 653.656, neste ano, conforme a atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, publicado no dia 19 de fevereiro. Até o momento, são 321,9 casos por grupo de 100 mil habitantes, com 122 mortes confirmadas pela doença.

De acordo com dados do Governo do Estado, a Bahia registrou, de 1º de janeiro ao dia 10 de fevereiro deste ano, 7.355 casos de dengue, um crescimento de 4,8% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Atualmente, 23 municípios baianos se encontram em epidemia. São eles: Anagé, Belo Campo, Bonito, Botuporã, Brejões, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibitiara, Igaporã, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Jacaraci, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Novo Horizonte, Piripá, Rodelas e Vitória da Conquista. Outras 20 localidades são consideradas áreas de alerta.

O papel de todas as esferas de governo, entidades governamentais e não governamentais, conselhos profissionais, profissionais de saúde e comunidade é fundamental no combate à dengue. 

Diante do exposto, o CRF-BA convida os farmacêuticos inseridos em todas as áreas de atuação, comunitários, clínicos, gestores, analistas clínicos, especialistas em vacinação, em práticas integrativas e pesquisadores – atuando em nível público ou privado a apoiarem ações de enfrentamento ao cenário epidemiológico da dengue. 

Saiba como se qualificar para o enfrentamento por meio da seleção de cursos e materiais que realizamos para você:

Cursos/capacitações 

Publicações, guias, protocolos e outros documentos:

Compartilhar: