5 de agosto de 2022

TECNOLOGIA É CADA VEZ MAIS PRESENTE NA ÁREA FARMACÊUTICA

Segundo o portal Mix Vale, foi implementado um robô em uma farmácia de São Paulo que permite a entrega de medicamentos em até 30 segundos. O robô está funcionando na drogaria Soares, na Vila Mariana, zona sul da capital paulista.

O dispositivo, desenvolvido para farmácias de rua e de hospitais, é vendido em mais de 53 países. No Brasil, já está em uso em Manaus e no Rio.

O robô é integrado ao sistema da farmácia, e segundo Flávia Contrin, líder do negócio MMS (Medication Management Solution Brasil, o robô “sabe exatamente qual medicamento está ali, o tamanho da caixa, o prazo de validade e o lote. O robô faz um gerenciamento do estoque. Ele sabe o número e o tipo de medicamentos disponíveis na farmácia e o prazo de validade de cada um. O robô sempre dispensará aquele produto com tempo de validade mais curto”.

E em relação ao paciente? Aparentemente, funciona de forma simples. O funcionário pega a receita do cliente e a digita no sistema. O robô faz a leitura da prescrição e entrega os medicamentos ao funcionário, que faz a dispensação.

O robô coleta na prateleira do próprio dispositivo os medicamentos, de acordo com a quantidade e dosagem, e os coloca numa esteira que leva até o balcão. Do momento da leitura da receita até a dispensação, o processo leva até 30 segundos.

A tecnologia permite o controle do estoque, após dispensar cada medicamento, e repõe de acordo com a demanda cotidiana da farmácia, evitando atrasos, erros e inconformidades.

Os funcionários são ameaçados com essa tecnologia? Segundo, Fernando Padilha, sócio-diretor da Drogaria Soares, o robô não os substitui. “Na minha opinião, essa parte de serviços farmacêuticos, de orientação e humanização, nunca será substituída. A automação ajuda na humanização do atendimento, que é cada vez mais valorizada pelo cliente”, afirmou.

O que você acha sobre isso? Essa tecnologia é um avanço para o atendimento rápido e eficiente ao paciente? Será que realmente não coloca em risco os trabalhadores da farmácia? Uma coisa é certa, a tecnologia está cada vez mais presente na área farmacêutica.

Matéria completa e original: Portal Mix Vale

Compartilhar: