22 de maio de 2023

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES TEM MARCO NO MÊS DE MAIO

Os farmacêuticos podem atuar em mais de 130 áreas, como as Análises Clínicas, Educação em Saúde e Hemoterapia. E este mês de maio é dedicado especialmente às Práticas Integrativas e Complementares.

Segundo o site da Secretaria de Saúde do estado da Bahia, o uso das Práticas começou no mundo na década de 70, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Programa de Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura. No Brasil, as PICS começaram a ser utilizadas com a criação do SUS, na década de 80, mas a política só foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde em 2006. Dados de 2016 mostram que até aquele ano, 1,7 mil municípios brasileiros já ofereciam PICS, sendo 75% da oferta na atenção básica, 18% na atenção especializada e 4% na atenção hospitalar, com um total de 2 milhões de atendimentos/SUS. No mês de maio é comemorado o aniversário da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

As 29 práticas integrativas e complementares oferecidas no Sistema Único de Saúde são: ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, plantas medicinais/fitoterapia, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia, yoga, apiterapia, aromoterapia, bioenergética, cromoterapia, constelação familiar, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozoniterapia e terapia de florais.

Confira abaixo um vídeo da Dra. Andrea Santana, membro do Grupo Técnico de Trabalho de Práticas Integrativas e Complementares, falando a respeito da Ozonioterapia, que faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no Sistema Único de Saúde (SUS). Ozonioterapia é um procedimento que consiste na aplicação dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias, como intravenosa ou intramuscular, com objetivo terapêutico.

Fontes:
Cedeba;