22 de maio de 2023

AÇÃO DE PROMOÇÃO AO URM ACONTECE EM PARIPIRANGA

No dia 04 de maio ocorreu, no campus da UNIAGES (Centro Universitário AGES), no município de Paripiranga, uma ação de promoção ao Uso Racional de Medicamentos, tendo como público-alvo idosas participantes do projeto Faculdade Integrada da Terceira Idade (FINATI) e funcionários da UNIAGES.

Durante a ação foram oferecidos diversos serviços farmacêuticos, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. O encontro ocorreu pela manhã e à tarde, com 36 participantes no total.

A ação teve a coordenação dos preceptores e farmacêuticos: Dr. Carlos Adriano, Dr. Fabio Kovacevic, Dr. Fagner Miranda e Dra. Natália Daniela, que orientaram 18 estudantes do 9º período do curso de Farmácia da UNIAGES.

A ação foi baseada em uma conversa aberta, com a entrega de panfletos e orientações informativas a respeito do uso racional de medicamentos, enfatizando as principais causas que atrapalham o uso de forma correta e prejudicam a adesão ao tratamento farmacológico.

Entre os temas abordados na ação estavam a automedicação inapropriada, a polifarmácia e a falta de conhecimento a respeito da importância de ter uma boa adesão ao tratamento farmacológico. O Manual de Intervenções Educativas para Promoção do Uso Racional de Medicamentos, publicado pelo CRF-BA, foi usado como base para criar tópicos de debates e para a criação de panfletos informativos.

Compartilhar: