7 de abril de 2020

ORIENTAÇÕES SOBRE MÁSCARA CASEIRA

Considerando a falta de máscaras nas farmácias e outros estabelecimentos, as pessoas começaram a confeccionar suas próprias máscaras. No entanto, é relevante saber quais cuidados se deve ter para que as máscaras caseiras sejam realmente eficazes na prevenção ao Covid-19.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face.

Leia a matéria completa no site do CFF.

Alguns cuidados que se deve ter são:

  • A máscara é de uso individual, e não deve ser compartilhada com outras pessoas.
  • Se ficar úmida, deve ser trocada
  • Você pode lavar sua máscara com água e sabão ou com água sanitária (deixe de molho por cerca de 20 minutos)

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta:

Máscaras de pano para uso comunitário funcionam muito bem e não são caras de fazer. Porque, agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente lamentar que a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos.

Acesse aqui a Nota Informativa do Ministério da Saúde e saiba sobre os tecidos recomendados, modelos de máscaras que você pode confeccionar e as medidas de utilização e higienização.

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e acesse o chat criado pelo Ministério da Saúde para esclarecer questionamentos sobre o novo coronavírus.

Compartilhar: