4 de março de 2024

NOTA DE REPÚDIO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DA BAHIA

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) expressa seu veemente repúdio às declarações do Secretário de Saúde e vereador licenciado Elias Natan, proferidas durante a audiência pública realizada na Câmara Municipal de Camaçari, no dia 28 de fevereiro.

As afirmações do Secretário Natan, ao justificar a ausência de um profissional farmacêutico na farmácia 24 horas durante os períodos da madrugada, sob a alegação de que o custo seria demasiadamente elevado, demonstram um profundo desconhecimento sobre o papel fundamental desempenhado pelos farmacêuticos na promoção da saúde pública.

É lamentável que o Secretário subestime a importância do profissional farmacêutico, cujo trabalho não se limita apenas à dispensação de medicamentos, mas também abrange atividades essenciais como orientação farmacêutica, acompanhamento de tratamentos, monitoramento de reações adversas, promoção do uso racional de medicamentos e contribuição para a farmacoeconomia do município.

É imprescindível ressaltar que a presença do farmacêutico nas unidades de saúde, incluindo as farmácias 24 horas, não apenas assegura o acesso adequado aos medicamentos, mas também garante a segurança e eficácia do tratamento, reduzindo riscos à saúde da população.

Portanto, repudiamos veementemente as declarações do Secretário Elias Natan e reafirmamos a importância incontestável do profissional farmacêutico para a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade, exigindo respeito e reconhecimento à sua imprescindível atuação.