13 de março de 2022

JOFARBA LEVOU A SAJ PALESTRAS E DISCUSSÕES IMPORTANTES SOBRE A CARREIRA FARMACÊUTICA

Na noite de quinta-feira (11), aconteceu a abertura da 1ª Jornada Farmacêutica da Bahia (Jofarba), em Santo Antônio de Jesus, com a palestra “Cannabidiol: como o profissional farmacêutico pode atuar”, apresentada pela Dra. Margarete Akemi.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli; pela vice-presidente, Dra. Ângela Pontes; pelo conselheiro federal, Altamiro José; pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Unimam, Dr. Paulo Mesquita, pelo coordenador do curso de Farmácia da Unimam, Dr. Antônio Anderson Pinheiro; pela diretora do Sindfarma, Dra. Edênia Santos; e pelo presidente da SBAC Norte/Nordeste, Dr. Cláudio Brandão.

O evento, realizado no Pena Branca Hotel e Eventos, voltado para profissionais e estudantes da área da Farmácia apresentou oportunidades, desafios e conquistas recentes da categoria, com foco no cuidado, tecnologia e inovação em saúde.

Já no sábado (12), os participantes puderam assistir palestras e também participar de rodas de conversa com os profissionais convidados e debater temas variados e de interesse da classe farmacêutica como:

“Consultório farmacêutico como oportunidade de negócio e atuação clínica”, com a Dra. Gladys Marques;

“Atuação do farmacêutico no serviço de vacinação”, ministrada pelo Dr. Fernando Figueiredo;

“Acompanhamento farmacoterapêutico com foco na produção de pareceres técnicos de interações medicamentosas”, apresentada pelo Dr. César Tibério.

“Atendimento clínico farmacêutico voltado ao emagrecimento”, ministrada pelo Dr. Max Vianna;

“Tecnologias e inovações na formulação de produtos cosméticos – um caminho para estimular a criatividade”, apresentada por Dr. Roberth Sertório;

Uma roda de conversa com o Dr. Max Vianna, o Dr. Roberth Sertório e a Dra. Alyne Lima, sobre oportunidades de negócios na área farmacêutica, e a apresentação de relatos exitosos durante a pandemia, em Santo Antônio de Jesus e região, feita pela Dra. Maiana Sarmento e pelo Dr. Edmário de Jesus Silva, encerraram a 1ª Jofarba.

Os diretores da Associação dos Farmacêuticos do Recôncavo Baiano (Asfarb): Dra. Elaine Guedes da Silva, Dra. Maiana Sarmento, Dra. Luana Ribeiro, Dr. Edmário de Jesus Silva, Dr. Marcos Augusto Andrade Couto e Dr. Gilberto Moreira Costa Filho, estiveram presentes à cerimônia e receberam a diplomação do presidente do CRF-BA.

A Jofarba contou com apoio do Conselho Regional do Estado da Bahia (CRF-BA), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM), sendo realizada, por meio das Associações de Farmacêuticos do Recôncavo Baiano (Asfarb).