25 de setembro de 2023

I SIMPÓSIO BAIANO DE FARMACOTERAPIA CANABINOIDE ACONTECE EM SALVADOR

Nos dias 22 e 23 de setembro o CRF-BA realizou o I Simpósio Baiano de Farmacoterapia Canabinoide, na capital baiana, no hotel Portobello.

No dia 22 de setembro, a mesa de abertura do Simpósio contou com a Dra. Angela Pontes, vice-presidente do CRF-BA, e o Dr. Bruno Dumêt, coordenador do evento, que ressaltou as possibilidades da terapêutica com fitocanabinoide para promover a melhoria da qualidade de vida daqueles pacientes que precisam, como pessoas que sofrem com convulsão, e parabenizou o Conselho pela iniciativa de debater o tema.

Após a abertura, ocorreu a palestra “Farmacoterapia Canabinoide: evidências e desafios”, com Dra. Margarete Kishi.

No dia seguinte (23), Dr. Marcelo Moren ministrou a palestra “Segurança terapêutica de pacientes portadores de Transtorno do Espectro Autista submetidos à terapia fitocanabinoide”, trazendo uma explanação sobre o autismo, um pouco da história do transtorno e as informações de em quais situações prescrever os fitocanabinoides, sempre levando em consideração e respeitando a opinião do responsável e/ou paciente.

Em seguida, Dr. Hélder Colmenero falou a respeito da qualidade dos produtos e medicamentos à base de fitocanabinoides, e o papel do farmacêutico nesse controle de qualidade.

Após o intervalo para o almoço, Dr. Gabriel Michele apresentou o tema “Cannabis no cuidado paliativo”. Em seguida, Dr. Thairone Moura, Dra. Géssica Miranda e Dra. Emília Pontes realizaram uma mesa redonda falando sobre o acesso à medicina canabinoide no SUS, impacto da qualidade no tratamento de pacientes com indicação de fitocanabinoides.

O CRF-BA agradece a todos que compareceram e participaram! Lembramos a todos que a transmissão do evento ocorreu ao vivo, pelo canal do Youtube do Conselho e está disponível para quem quiser assistir.