25 de janeiro de 2023

GRUPO DE TRABALHO LGBTQIA+ DO CFF PREPARA AÇÕES PARA 2023

O mês de janeiro, desde 2004, é conhecido como o “Mês da Visibilidade Trans no Brasil”,  um momento oportuno para ativistas (trans e pessoas aliadas) dialogarem com o poder público e sociedade e apresentarem demandas da comunidade.

O Grupo de Trabalho LGBTQIA+ do Conselho Federal de Farmácia é formado por pessoas de diferentes identidades de gênero, inclusive 3 pessoas trans e de diversas orientações sexuais, além de aliados. Entre as integrantes, 4 delas são autoras do guia do cuidado farmacêutico para a comunidade LGBTI+, publicado em 2021 pelo CRF-BA.

São integrantes do GT: as baianas Naila Neves, Maria Fernanda Barros, Laura Maria dos Santos Nascimento e Isabel Dielle Pio; a coordenadora Alícia Krüger; Thais Rolla de Caux; Elaine Baptista; Mariana Martins Gonzaga; Winny Scarpari e Anne Karoline Borges Silva.

O CRF-BA tem pautado e apoiado a discussão desde 2020 quando realizou a live com a Dra Alicia Kruger e logo em seguida publicou o Guia do Cuidado Farmacêutico para a Comunidade LGBTI+. O CRF-BA parabeniza a diretoria do CFF e também do CRF-SP, que têm ampliado a discussão e entendido a necessidade de qualificar farmacêuticos a receberem a comunidade LGBTQIA+ sem discriminação ou preconceito e entendendo suas necessidades em saúde, assim como orienta a Política Nacional de Saúde Integral LGBT e o próprio código de ética da profissão farmacêutica.

Sobre o trabalho do grupo, Maria Fernanda Barros, que além de membro do GT também é colaboradora do CRF-BA no CIM (Centro de Informações sobre Medicamentos), explica:

“Na verdade, é uma rede de afeto. A gente começa reunindo pessoas que já pesquisam essa questão e, também, profissionais que trabalham dentro do sistema de conselhos. Além de reunir com conselheiros, por exemplo, a Elaine Baptista está como conselheira federal suplente por Minas Gerais. Então, a partir dessa mobilização, dessas pessoas, numa rede de cooperação, de trabalho, de afeto, a gente consegue começar a trazer outras pessoas para poder entender a necessidade dessa discussão”.

Entre as novidades para 2023 está o desenvolvimento de um curso com a temática LGBTQIA+, a criação de Grupos de Trabalho regionais e a capacitação dos colaboradores das Autarquias.