4 de abril de 2024

EDITAL DE CONCURSO PARA A ÁREA DA SAÚDE EM SALVADOR DEVE SER DIVULGADO EM ABRIL

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador está se preparando para realizar um novo concurso público voltado para as áreas da saúde e educação. O certame será conduzido pela banca Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), com previsão de divulgação do edital ainda neste mês de abril.

Segundo anúncio feito pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, a expectativa é que o concurso ofereça um total de 696 oportunidades para ingresso, sendo 229 vagas direcionadas para a área da saúde. Dentre as vagas disponíveis, destacam-se oportunidades para farmacêuticos e técnicos de laboratório. Os salários previstos para variar entre R$ 3.158,87 e R$ 12.481,41.

O CRF-BA parabeniza a Secretaria de Saúde pela iniciativa de realizar este concurso, evidenciando o compromisso do município com a saúde pública, um direito fundamental de todos os cidadãos.

É relevante ressaltar que o último concurso realizado pela Prefeitura de Salvador para farmacêuticos ocorreu em 2011, sob organização da banca CESGRANRIO.

Após treze anos, a realização de um novo concurso já havia se mostrado uma necessidade latente e clara para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Assistência Farmacêutica garante o acesso equitativo e oportuno a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida da população.

Em dezembro de 2023, o CRF-BA denunciou a carência de profissionais farmacêuticos nas unidades de saúde. A rede Municipal de Saúde, composta por 220 farmácias públicas de medicamentos, enfrentou um déficit de 104 profissionais. Essa constatação foi resultado de um mutirão de fiscalização realizado pelo conselho nos postos de dispensação de medicamentos, conhecidos como “farmácias públicas” de Salvador. Saiba mais.

Sem dúvida, o concurso é importantíssimo, mas a quantidade de vagas para farmacêuticos não é suficiente para suprir a demanda da população soteropolitana. Pela quantidade de farmácias públicas, é necessário ampliar o quadro de farmacêuticos!

Dr. Mário Martinelli, presidente do CRF-BA
Compartilhar: