8 de abril de 2021

Dra. Verena aproveita oportunidade e realiza seu sonho de empreender na área farmacêutica

WhatsApp Image 2021-04-05 at 14.11.52 (1)

Quem nunca desejou sair do lugar de funcionário e ir para o de patrão? São muito mais responsabilidades, é claro, mas o retorno também pode ser maior. Foi essa visão que Dra. Verena Amorim Siles Ledo teve ao decidir empreender na área farmacêutica.

Nem sempre Dra. Verena quis cursar Farmácia. Mas as circunstâncias da vida a levaram justamente para essa faculdade, onde ela se encontrou e passou a gostar do curso. Logo depois, surgiu o desejo de ter a própria farmácia, era seu sonho. Apesar de não imaginar que aconteceria tão depressa, surgiu uma oportunidade.

Dra. Verena se tornou responsável e proprietária da Farmácia que antes era funcionária, realizando seu sonho. A Farmácia do Povo tem quase 51 anos de história. Sobre o diferencial do seu empreendimento, Dra. Verena afirma que “nos destacamos no atendimento a cada paciente, a forma como tratamos cada um, isso é indispensável no nosso trabalho.”

Confira a entrevista com Dra. Verena Amorim sobre empreendedorismo:

1. O que passou pela sua cabeça quando decidiu encarar o empreendedorismo, comprando sua atual farmácia? O que lhe deu força e coragem para dar esse passo?

R: No primeiro momento, é um misto de felicidade com insegurança, tem aquele frio na barriga com medo do incerto, do novo. Mas como eu já conhecia o funcionamento da farmácia, como administrar, como comprar medicamentos, a margem de lucros, isso facilitou bastante para que eu me tornasse a dona da farmácia, que antes eu era funcionária. Realizando assim meu sonho.

2. Qual foi a sua maior dificuldade como empreendedora até hoje?
R: São 6 anos de formada e 2 anos como empreendedora. Meu maior desafio, mesmo conhecendo bem o funcionamento/movimento do comércio local, é que nem sempre impactos positivos resultam em lucros. São muitos os desafios, mas com coragem, determinação e persistência conseguimos seguir em frente.

3. O que espera para o futuro do seu negócio e da profissão farmacêutica?
R: Espero conseguir melhorar a estrutura de funcionamento, a instalação da minha farmácia. Por ser uma das mais antigas da cidade tem sempre algo que podemos melhorar para oferecer uma qualidade melhor no atendimento, principalmente na atenção farmacêutica. No meio de todo esse caos em que estamos vivendo por conta da pandemia, a importância dos farmacêuticos e das farmácias foi mostrada. Com tudo isso, espero que sejamos mais valorizados e respeitados perante a sociedade.

4. O que você considera que pode ser feito para motivar mais farmacêuticos a empreenderem?
R: A junção do conhecimento com a oportunidade de crescer e ser dono do seu próprio negócio. Para isso é necessário coragem, garra e acreditar que colherá os frutos do seu esforço e da sua dedicação.

5. Como destacar uma Farmácia comunitária no mercado em meio a tanta concorrência?
R: Focar no atendimento, na atenção que se pode oferecer para cada paciente/cliente. Principalmente os mais velhos, que gostam de atenção, e são esses os clientes mais fiéis, que sempre voltam e que indicam para outras pessoas. E com isso você vai fazendo o nome da sua farmácia, já que as grandes redes de farmácia estão mais preocupadas com a quantidade de pessoas que entram, não com a qualidade de seu atendimento.

6. Qual conselho você daria para um farmacêutico que quisesse começar a empreender na área farmacêutica?
R: Acredito que futuramente as farmácias só serão de farmacêuticos, tanto pelo custo benefício, quanto pelo crescimento dos profissionais em querer atuar em seu próprio negócio, o que motiva para que o mesmo busque aprimorar conhecimento e experiência. É preciso se desafiar, confiar em si, ter amor pelo que faz, ser corajoso e perseverante. Essas coisas são fundamentais para se destacar no ramo farmacêutico e ter sucesso no seu próprio negócio.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia está trazendo uma série de entrevistas com farmacêuticos empreendedores porque acreditamos no potencial da nossa categoria. Mas também sabemos que empreender não é fácil, que exige dedicação e coragem. Esperamos que mostrar histórias de superação e sucesso de pessoas que conquistaram o próprio negócio na área farmacêutica possa te inspirar a seguir esses exemplos e tentar atingir tudo que sonhou para sua carreira.

Para críticas, elogios e sugestões de pautas entrem contato com a ASCOM pelo e-mail ascom@crf-ba.org.br