4 de janeiro de 2024

CRF-BA DIVULGA RELATÓRIO SOBRE UNIDADES PÚBLICAS DE FARMÁCIA EM SOBRADINHO

Um relatório de Fiscalização do CRF-BA, referente ao ano de 2023, realizada na cidade de Sobradinho, no extremo norte do estado, apontou as condições referentes à assistência farmacêutica no município, bem como avaliou a estrutura física existente nas unidades de saúde pública.

Foram realizadas nove inspeções em unidades públicas municipais (Central de Abastecimento Farmacêutico, Unidades de Saúde Públicas e Hospital Municipal).

Foi constatado que apenas a Central de Abastecimento Farmacêutico contava com a presença de um profissional farmacêutico, no momento da fiscalização, com registro e anotação de responsabilidade técnica perante o CRF- BA.

Nas demais unidades inspecionadas, ficou comprovado a dispensação de medicamentos, bem como outras atividades inerentes ao farmacêutico dentro da farmácia pública, são desempenhadas pelo técnico em enfermagem ou enfermeiro, sem a devida supervisão farmacêutica.

Não foram encontrados problemas graves relacionados às condições de estrutura nas farmácias municipais. Apenas em uma das unidades, o armário estava posicionado próximo à janela recebendo incidência de raios solares.

A situação apurada pelo Conselho deixou claro que a presença de profissionais farmacêuticos é uma questão que deve ser solucionada com brevidade pelas autoridades responsáveis, em Sobradinho.

A presença do farmacêutico nas Unidades Públicas de Saúde, por exemplo, não apenas garante uma abordagem mais abrangente, como também resulta em economia de recursos, contribuindo para a promoção do uso racional de medicamentos e para uma assistência integral e eficaz.

Compartilhar: