7 de dezembro de 2023

CRF-BA APOIA EQUIPE DO FARMALIBRAS EM CONGRESSO

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia apoiou a equipe FarmaLibras, coordenada pela Dra. Deuzilane Nunes e Prof. Tarcísio Palhano, a participar do II Congresso Brasileiro Saúde em Libras, com o tema “Libras em toda sociedade”. O evento ocorreu do dia 30 de novembro ao dia 02 de dezembro, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), na cidade de Juazeiro.

Saúde em Libras é uma perspectiva de atuação profissional voltada a comunidade surda, atendendo a sua especificidade linguística. Teve sua origem no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, no ano de 2013.

Em virtude da repercussão dos eventos na área e da urgência da temática, o II Congresso Brasileiro Saúde em Libras foi realizado. Na ocasião, foram oferecidas palestras, mesas redondas, rodas de conversa, troca de experiências, sessões de apresentação de trabalhos, feira de exposições e diversas atividades.

O FarmaLibras é um programa realizado pela Univasf e Conselho Federal de Farmácia, com colaboração de pesquisadores e profissionais de várias instituições de outros estados brasileiros, que tem como objetivo criar ferramentas e estratégias que facilitem a comunicação farmacêutica de pessoas ouvintes com surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de melhorar a qualidade da assistência à saúde dos surdos brasileiros.

Além de Dra. Deuzilane e Dr. Tarcísio, participaram do Congresso alguns integrantes da equipe FarmaLibras:
Dra. Mariana Victória Todeschini Sarnik
Profº Dr. Edivaldo da Silva Costa