2 de junho de 2022

É ESTE SÁBADO: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO XII SIMPÓSIO DE ATIVIDADES FARMACÊUTICAS DO CRF-BA

Farmacêutico, você já garantiu sua inscrição (que está encerrada) para o XII Simpósio de Atividades Farmacêuticas, certo? Confira nesse post tudo o que vai acontecer no dia 04 de junho, no novo Centro de Convenções de Salvador!

O evento está com uma programação de excelência, contando com grandes nomes da pesquisa e da indústria. Será discutido a respeito das novas tecnologias farmacêuticas desenvolvidas nos últimos anos para tratamento de doenças transmissíveis ou não, raras ou congênitas, e dessa forma, contribuir com a atualização do conhecimento do profissional farmacêutico.

  • Às 8h será nosso Credenciamento.
  • Das 8h às 9h será a Abertura Solene do evento
  • Das 9h às 9:55h será nossa primeira palestra do dia, ministrada pelo Dr. Ricardo Mesquita Camelo

Dr. Ricardo possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem mestrado em Ciências Biológicas, está cursando doutorado na Epidemiologia Clínica e nas Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto. Atualmente, ele atua em projetos de amplitude nacional, com foco em hemofilia, deficiência de FXIII, trombastenia de Glanzmann e síndrome hemolítica urêmica mediada por complemento (atípica). Você precisa aproveitar essa palestra!

Seguindo nossa programação do dia, teremos:

  • Das 10h às 11h, uma palestra remota sobre A Importância da incorporação de Novas Tecnologias para o SUS: O papel de Bio-Manguinho / Fiocruz, com a Dra. Maria de Lourdes de Sousa Maia e a Dra. Patricia Cristina da Costa Neves.

Dra. Lurdinha Maia, como é mais conhecida, é mestre em Pesquisa Clínica, pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz. Possui especializações em Saúde Pública e Planejamento em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e em Medicina Tropical pelo Instituto de Medicina Tropical de São Paulo. Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Ela Coordenou o do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI) de 1995 a 2005.       

Dra. Maria de Lourdes está em Bio-Manguinhos desde 2005, tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Atualmente, é coordenadora da Assessoria Clínica do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos/Fiocruz, responsável pelos Ensaios Clínicos com Vacinas, Biofármacos e Reativos, além da Farmacovigilância e Tecnovigilância do Instituto.

Já a Dra. Patricia Cristina da Costa Neves é graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestre em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutora em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2013) com parte realizado no AIDS Vaccine Research Lab (UW-Madison-EUA). Atua no Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos há 16 anos, onde participou de diversos projetos de desenvolvimento de vacinas e biofármacos. Atualmente, é Líder Científica e Gerente do Projeto de Implantação de um Hub Regional de Desenvolvimento e Produção de Vacinas RNA para a Organização Mundial da Saúde, VDTEC- Bio-Manguinhos-FIOCRUZ, que tem como escopo o desenvolvimento de vacinas e terapias baseadas em RNA, além de integrar o comitê de coordenação do Fio-Câncer, parte da rede de programas translacionais da Fiocruz.

  • Das 11:20h às 12:15h, teremos a palestra da Dra. Bruna Machado, que traz um tema muito importante e atual: o desenvolvimento de uma nova vacina de replicon de RNA para a COVID-19.

Dra. Bruna é pesquisadora e professora titular do SENAI CIMATEC, e tem um currículo de excelência: Ela possui graduação em Farmácia, especialização em Análises Clínicas e Saúde Pública, mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e Pós-doutorado na área de adjuvantes e produção e purificação de proteínas para vacinas pelo Infectious Disease Research Institute (IDRI – Seatlle, Estados Unidos).

Também participa de todas as etapas de elaboração e implementação do CIMATEC Saúde, bem como, do projeto, construção e implantação dos laboratórios e áreas limpas, atuando como coordenadora do Laboratório de Formulações Farmacêuticas que é vinculado a Rede SisNano (MCTI). Atuou na estruturação e implantação do Laboratório de Diagnóstico Molecular do SENAI CIMATEC (NB2) que realiza ensaios de RT-PCR para SARS-CoV-2 e ensaios para detecção de anticorpos por ELISA, e, faz parte da equipe técnica que coordena o diagnóstico molecular e sorológico, e muito mais!

Após o almoço e uma atividade conjunta, voltamos às atividades do XII Simpósio.

  • Das 13:45h às 14:40h é a palestra do Dr. Lucas Avena, sobre “Raciocínio ético: Como adotar uma conduta profissional ética na atualidade”.

Dr. Lucas é graduado em Administração com Análise de Sistemas, graduado em Direito pela Faculdade de Ciência e Tecnologia – FTC – BA, tem curso de Neurolinguística, pós-graduação em Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra, pós-graduação em Direito do Trabalho no JusPodium, curso de especialização em Direito Desportivo na Escola Baiana de Direito e é doutorando em Ciências da Educação pela UNR – Universidade do Rosário –
Argentina.

  • Das 14:45h às 15:30h, teremos a palestra do Dr. Artur Brito, sobre como participar das Consultas Públicas do CONITEC para tornar as novas tecnologias acessíveis ao SUS.

Dr. Artur é farmacêutico generalista pela Universidade Católica de Brasília, possui experiência em gestão pública, avaliação de tecnologia em saúde, farmacoeconomia, HEOR, farmácia clínica e hospitalar, biotecnologia e genética humana.

Ele é servidor público da Carreira de Especialista em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Atualmente atua como Public Strategic Business Manager na Novartis Oncology.

Para terminar nosso dia de palestras, Dr. Ricardo Mesquita retorna com mais um tema interessante:

  • Das 15:40h às 16:30h teremos a discussão sobre “O que é Terapia Gênica? Quando ela pode ser adotada? E quais os critérios de escolha dos pacientes?”

Depois disso, ainda teremos uma Mesa-Redonda, que terá como tema o painel atual da profissão farmacêutica, com presenças importantes para o cenário da categoria, como Dr. Mário Martinelli Júnior, ex-presidente do CRF-BA; Dr. Altamiro José dos Santos, conselheiro federal; Dr. Magno Teixeira, do SINDIFARMA; e Dr. César Tibério, da Comissão de Farmácia Hospitalar do CRF-BA.

Às 17h, teremos o encerramento do nosso XII Simpósio de Atividades Farmacêuticas do CRF-BA. Esperamos que você aproveite bastante! Lembramos que o evento é gratuito e você só precisa contribuir com 1kg de alimento não perecível no dia (04/06) e local (novo Centro de Convenções de Salvador – Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio) do Simpósio.

Compartilhar: