13 de julho de 2022

CIM MINISTRA PALESTRA NO COLÉGIO THALES DE AZEVEDO

Na manhã de hoje, 13 de julho, o CRF-BA esteve presente no Colégio Estadual Thales de Azevedo a convite da diretora do Sindifarma, Dra. Soraya Amorim, e do Dr. Marcos Urpia.

A colaboradora Maria Fernanda Barros, do Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM), ministrou uma palestra a respeito de cuidados em saúde; em específico, sobre o uso correto de medicamentos.

No auditório do Colégio, 81 estudantes entre 14 e 18 anos, assistiram a palestra e esclareceram suas dúvidas sobre medicamentos e sobre a profissão farmacêutica.

O que tornou essa ação possível foi a articulação entre dois projetos, o Farmácia nas Escolas, que existe desde 2015 e tem como objetivo levar mais conhecimento sobre o universo da farmácia e esclarecer sobres problemas como a automedicação, e o projeto Educar com Tênis de Mesa.

O projeto Educar com Tênis de Mesa começou no Colégio Thales de Azevedo em abril de 2022, e é de responsabilidade do seu coordenador, Paulo Carneiro, e do gestor esportivo, Marcus Vitor Almeida. Além do esporte, o projeto propõe oferecer palestras, cursos e workshops enriquecedores para os estudantes, e lhes mostrar que há diversos caminhos a seguir depois do ensino básico.

Na palestra foi abordado sobre automedicação e suas consequências, antibióticos e a resistência microbiana, reações adversas a medicamentos, intoxicação, locais adequados para armazenar medicamentos, descarte incorreto e muito mais.

O CRF-BA agradece a toda direção do Colégio Thales de Azevedo, ao Sindifarma e aos projetos Farmácia nas Escolas e Educar com Tênis de Mesa. São iniciativas como essa que têm o potencial de transformar o cenário precário da saúde no Brasil.

Confira abaixo o depoimento da Camila, estudante do Colégio Thales de Azevedo, sobre sua experiência com a palestra, e outros depoimentos:

Dr. Marcos Urpia, sobre o projeto Farmácia nas Escolas.
Paulo Carneiro, coordenador do projeto Educar com Tênis de Mesa.
Compartilhar: