2 de março de 2023

BAHIA SEDIA O 12º ENCONTRO DE PRESIDENTES DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA

Nos dias 02 e 03 de março está acontecendo o 12º Encontro de Presidentes dos Conselhos Regionais de Farmácia, no hotel Mercure, no Rio Vermelho, na cidade de Salvador.

A abertura do evento, para dar as boas-vindas aos visitantes dos outros regionais, contou com uma apresentação cultural de capoeira e a banda Yáyá Muxima, que cantou o hino nacional no ritmo baiano e fez uma homenagem às mulheres, já que estamos no mês de março, próximo ao dia 08 de março, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

Após este momento, o Mestre de Cerimônias chamou personalidades importantes para compor a mesa do evento, tendo sido o Dr. Walter Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia; Dr. Mário Martinelli, presidente do CRF-BA; Dra. Angela Pontes, vice-presidente do CRF-BA; Dr. Álan Brito, diretor do CRF-BA; Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP; Dra. Maria Letícia, do CRF-RS; e Dra. Lorena Baía, do CRF-GO.

Cada membro da mesa teve seu momento de fala, em que pontuou os tópicos que considerou relevantes. Em sua fala de abertura, Dr. Walter Jorge João falou sobre a satisfação de participar do evento e discorreu a respeito da importância do Encontro para o fortalecimento da categoria farmacêutica. Dr. Mário Martinelli aproveitou para destacar que as divergências são fundamentais para a democracia e a necessidade de haver uma unidade para os farmacêuticos.

Com a presença de 17 presidentes regionais, diretores e assessores dos Conselhos, as discussões da pauta iniciaram. Primeiro foi abordado a respeito dos Projetos de Lei em tramitação com os parlamentares, como o Piso Nacional Farmacêutico. Também foi abordada a questão da inserção do farmacêutico na Assistência Farmacêutica do SUS, ressaltando que é necessário o trabalho conjunto, de acordo com a necessidade de cada município.