22 de novembro de 2021

APOIE A SEMANA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO ANTIMICROBIANA

O CRF-BA convida a todos, estudantes, profissionais e a comunidade em geral, para participar da campanha da Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana.

Essa campanha é realizada anualmente, durante a semana de 18 a 24 de novembro, para promover a conscientização antimicrobiana. Foi idealizada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e Organização Mundial da Saúde (OMS) há alguns anos.

A Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a resistência antimicrobiana global e encorajar as melhores práticas entre o público em geral, profissionais de saúde e legisladores para evitar o surgimento e disseminação de infecções resistentes a medicamentos.

O CRF-BA, como entidade que se preocupa não apenas com a fiscalização da atuação profissional do farmacêutico, também está engajado para garantir saúde e melhor qualidade de vida para todos. Sendo assim, apoiamos e divulgamos a Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana. Acreditamos que disseminando informação temos o potencial de conscientizar os profissionais e a população.

Farmacêutico, apoie a campanha você também, acompanhando, comentando e compartilhando nosso conteúdo nas suas redes sociais. Existem várias formas de ajudar. No dia a dia da dispensação farmacêutica, por exemplo, você pode conscientizar seu paciente a respeito do uso racional de antimicrobianos e esclarecer os riscos do seu mau uso.

O uso de antibióticos impulsiona o desenvolvimento e a disseminação da resistência. Várias doenças são cada vez mais difíceis de tratar devido à resistência aos antibióticos. As crianças estão especialmente em risco.

Ao mesmo tempo, muito poucos novos antibióticos estão em desenvolvimento para substituir os que não funcionam mais. Se este desenvolvimento continuar, prevê-se que terá consequências negativas importantes para a saúde humana e será um enorme fardo económico para a sociedade. O uso de antibióticos também pode ter efeitos negativos diretos sobre o consumidor individual, como reações alérgicas.

– Trecho traduzido do material da campanha original.

O CFF também aderiu à campanha. Confira aqui.

Compartilhar: