8 de fevereiro de 2023

VITÓRIA DA CONQUISTA INSTITUÍ O DIA 05 DE MAIO COMO DIA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

O CRF-BA divulga e parabeniza a prefeita, Ana Sheila Lemos Andrade, e a câmara municipal de Vitória da Conquista, por instituírem a lei Nº 2.666, de 29 de agosto de 2022, que dispõe sobre a criação do Dia Municipal de Conscientização do Uso Racional de Medicamentos, sendo o dia 05 de maio.

Esse dia tem como objetivo alertar, prevenir e promover a saúde através do
desenvolvimento de ações que viabilizem:

  • O esclarecimento à comunidade sobre o uso indiscriminado de medicamentos como principal responsável pelos altos índices de intoxicação por remédios;
  • Difundir e ressaltar informações sobre os fatores de risco e prevenção;
  • A orientação técnica para pessoas suscetíveis do uso da automedicação;
  • O engajamento dos profissionais da área da saúde e da sociedade em geral na luta pela conscientização e prevenção da automedicação.

O CRF-BA teve um papel importante para mostrar ao município a importância do Dia 05 de maio. No ano passado, o CRF-BA, representado pela vice-presidente Dra. Angela Pontes; pela coordenadora do setor de Fiscalização, Dra. Lorena Almeida e pela farmacêutica fiscal, Dra. Moazelia Monteiro, realizou uma reunião com verador Valdemir Oliveira Dias, em Vitória da Conquista (veja o post aqui).

A visita teve como objetivo justamente discutir o então Projeto de Lei que tratava sobre a criação do Dia Municipal da Conscientização do Uso Racional de Medicamentos.

Compartilhar: