30 de abril de 2024

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE VITÓRIA DA CONQUISTA APREENDE MEDICAMENTOS VENDIDOS DE FORMA IRREGULAR

Ontem, 29 de abril, a Vigilância Sanitária (Visa) de Vitória da Conquista, durante uma ação de inspeção rotineira, apreendeu medicamentos de controle especial. Segundo informações do site Agência Sertão, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista confirmou que como resultado da ação, três farmácias foram interditadas e mais de 500 caixas de medicamentos de controle especial (como psicotrópicos e antibióticos) foram recolhidos.

“Em uma inspeção os medicamentos estavam escondidos em baixo do sofá da sala do administrativo. Na outra, estavam em uma sala trancada que, inicialmente, os funcionários alegaram não ter a chave. Porém, informamos que só sairíamos dali após abertura da sala. Ao adentrar, nos deparamos com várias caixas pelo chão, contendo medicamentos de uso controlado e também antimicrobianos.”, afirmou a fiscal da Visa, Leidiane Oliveira.

A automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos representam sérios perigos para a saúde pública, um tema que é ressaltado pelo dia 05 de maio, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Os riscos para o indivíduo são variados e podem incluir desde efeitos colaterais leves até reações graves. Além disso, o uso inadequado de medicamentos pode mascarar sintomas de doenças subjacentes, retardando o diagnóstico e o tratamento adequado.

Parabenizo a Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista! É dessa forma que todos esperam que as demais Visas trabalhem, de forma a coibir essa prática nociva à saúde da população baiana e brasileira. O Conselho, com a equipe de Fiscalização, está à disposição para ações conjuntas em todo o estado da Bahia. A segurança da saúde da população sempre deve vir em primeiro lugar!

afirmou o presidente do Conselho, Dr. Mário Martinelli.

Confira abaixo registros da ação: