25 de maio de 2022

TRÊS FARMACÊUTICAS BAIANAS FAZEM PARTE DO GT QUE FEZ RELATO À FIP

A autorização para que farmacêuticos do Sistema Único de Saúde (SUS) prescrevam Profilaxia Pré e Pós-Exposição ao HIV (PrEP e PEP), conquista viabilizada por meio de tratativas do Conselho Federal de Farmácia e o Ministério da Saúde, foi destaque internacional.

Relato de um marco para os farmacêuticos do Brasil, a notícia foi publicada no International Pharmacy Journal, jornal oficial da Federação Farmacêutica Internacional (FIP) para os mais de 4 milhões de membros da FIP em todo o mundo. E nesta terça-feira, 17/05, a Federação usou o Twitter para parabenizar os farmacêuticos do Brasil pela conquista.

“O IPJ informa sobre assuntos farmacêuticos que afetam a comunidade global ou regiões ou países específicos, oferecendo cobertura detalhada, resumos e conteúdo único. Ficamos muito felizes com esse destaque ao protagonismo do CFF pela valorização da profissão farmacêutica. Que essa notícia inspire lideranças de outros países a buscar novos espaços de atuação para seus farmacêuticos”, comentou o presidente do conselho, Walter Jorge João, agradecendo à FIP.

O GT (Grupo te Trabalho) que escreveu o relato enviado à FIP tem três farmacêuticas baianas, é liderado por Alicia Kruger, e tem todo o apoio do CRF-BA para o desenvolvimento dessas atividades.

O GT é composto por Alícia Krüger, Elaine Cristina Coelho Baptista, Isabel Dielle Souza Lima Pio, Josélia Cintya Quintão Pena Frade, Maria Fernanda Barros de Oliveira Brandão, Mariana Martins Gonzaga do Nascimento, Náila Neves de Jesus Thaís Rolla de Caux, Winny da Silva Scarpari.