1 de novembro de 2021

SEMINÁRIO/WEBNÁRIO “FARMACÊUTICO HOSPITALAR E COVID-19” ACONTECEU NA SEXTA-FEIRA (29)

Na sexta-feira (29) aconteceu o seminário e webnário “Farmacêutico Hospitalar e Covid-19: Desafios e Estratégias no Enfrentamento à Pandemia de Covid-19”, promovido pelo CRF-BA e pela Comissão de Farmácia Hospitalar e Áreas Afins (Cofhaa), com apoio das empresas Sterile Pack e Cristália.

Voltado para farmacêuticos, proprietários de estabelecimentos do segmento e estudantes da área de Farmácia, o evento, com vagas limitadas, ainda em razão do distanciamento social, foi realizado no Novotel Salvador, no bairro do Rio Vermelho, e teve transmissão online pelo Youtube e pelo perfil no Facebook do Conselho.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do CRF-BA, Dr. Álan Brito; a vice-presidente, Dra. Ângela Pontes; e do presidente da Comissão de Farmácia Hospitalar, Dr. Fábio Fernandes Silva.

Em seu discurso de boas-vindas aos participantes, o presidente do CRF-BA, Dr. Álan Brito, declarou sua satisfação em poder oferecer um evento tão importante para a categoria farmacêutica e destacou o mérito da classe na luta contra a Covid-19. “É uma alegria muito grande poder realizar um evento presencial, rever alguns colegas e ter a sensação de que as coisas estão se normalizando, após um período tão delicado. Essa vitória não seria possível sem nós farmacêuticos, pois estamos inseridos em todas as etapas do processo de enfrentamento à pandemia”.

O Dr. Fábio Fernandes Silva destacou que ideia de realizar o seminário/webnário ocorreu em razão da percepção de que, no início da pandemia, a atenção ficou focada nos profissionais da então chamada linha de frente formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Se fazendo necessário reconhecer a atuação dos farmacêuticos e farmacêuticas no enfrentamento à doença.

“No período que se seguiu, ficou claro que outros profissionais de saúde estavam envolvidos no processo, entre eles, nós farmacêuticos. Havendo assim, a necessidade de trocarmos informações e experiências adquiridas no combate ao Coronavírus”.

A primeira palestra presencial da noite foi ministrada pelo Dr. Armando da Rocha Ribeiro, farmacêutico da Rede D’Or e coordenador da farmácia do Hospital Aliança.

Palestraram ainda de forma presencial ou remota os seguintes convidados:

– Dr. José Carlos Modolo, vice-presidente de operações do laboratório farmacêutico Cristália de São Paulo.

– Dra. Ana Claudia Braga AMIB, farmacêutica do Departamento de Farmácia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) do Rio Grande do Sul.

– Dr. Josilda Maria da Silva Fagundes, farmacêutica do Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), de Salvador.

– Dr. João Costa de Oliveira, farmacêutico da home care Azul Emergências Médicas EIRELI, Salvador.

O grupo de debate foi formando por:

– Dra. Sheilla de Albuquerque Mendes, farmacêutica da UPA 24h San Martin/Hospital de Campanha Fonte Nova.

– Dr. Filipe de Sousa Carvalho Moraes,  farmacêutico do Hospital Regional Deputado Luiz Eduardo Magalhães (HRDLEM IGH), em Porto Seguro.

– Dr. Thiago Borges da Silva, farmacêutico da União Médica Planos de Saúde SA e do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana.

– Dr. Edmário de Jesus Silva, farmacêutico da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus (SCMSAJ).

Momento musical:

Juliana Tavares de Freitas e grupo.