4 de setembro de 2023

SEMINÁRIO DO CRF-BA ABORDOU A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E SAÚDE MENTAL

O tema “Assistência Farmacêutica e Saúde Mental” foi amplamente abordado, durante o III Seminário Municipal de Assistência Farmacêutica, realizado neste sábado (2), no hotel Portobello, no bairro de Ondina, em Salvador, pelo Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA).

Organizado pelo Grupo Técnico de Trabalho de Assistência Farmacêutica (GTAF) do CRF-BA, o evento reuniu farmacêuticos, estudantes de Farmácia e psicólogos, entre outros profissionais que atuam no campo da saúde mental.

À mesa de abertura do Seminário estiveram presentes: o presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli; a coordenadora do GTAF, Dr. Marjorie Reis; o conselheiro federal, Dr. Altamiro José; o secretário-geral, Dr. Francisco Pacheco; o presidente do Sindifarma, Dr. Clóvis Reis; o diretor da Faculdade de Farmácia da Ufba, Dr. Denis Soares; e o presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Marcos Sampaio.

Ao longo do dia foram apresentadas as palestras:

A farmacêutica, Dra. Solange de Oliveira – “Assistência farmacêutica e saúde mental”;

O psicólogo, Dr. Wagner de Angeli Ferraz, coordenador do internamento do Hospital Juliano Moreira – “Histórias da Loucura na Bahia”;

O farmacêutico, Dr. Adriel Souza Vilas Boas – “Casos práticos no atendimento farmacêutico”;

A farmacêutica, Dra. Isabelita Isandra Nonato – “Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas atuais em saúde mental”;

Além de palestras sobre a importância do farmacêutico no controle de medicamentos especiais e o papel das Visas (Vigilâncias Sanitárias Municipais), apresentadas por representantes das Visas de Camaçari, Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas;

O encerramento do evento ficou por conta do Dr. Thiago Trindade, que falou sobre “Demandas administrativas e judiciais do controle de medicamentos especiais”.