7 de fevereiro de 2023

SEGUNDA PLENÁRIA DO CRF-BA DISCUTE RESULTADOS DE AÇÕES DO GT DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Ontem, dia 06 de fevereiro, às 18:30h, ocorreu a segunda reunião plenária ordinária do ano de 2023 do CRF-BA.

Na mesa da reunião estavam os diretores, Dr. Alan Brito e Dr. Francisco Pacheco; a vice-presidente do Conselho, Dra. Ângela Pontes; e o conselheiro federal, Dr. Altamiro José.

A reunião começou com uma apresentação sobre as ações de 2022 do Grupo de Trabalho de Assistência Farmacêutica (GTAF), pela farmacêutica coordenadora do Grupo, Dra. Marjorie Reis.

Uma das importantes iniciativas do Grupo foi a realização do II Seminário Municipal de Assistência Farmacêutica em várias cidades baianas, como Juazeiro, Feira de Santana, Barreiras, Guanambi e Paulo Afonso.

Esses seminários abordaram temas diversos pertinentes à Assistência Farmacêutica. Alguns deles foram o Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica; A importância da participação do faramcêutico nos Conselhos Municipais de Saúde e a avaliação laboratorial e acompanhamento dos pacientes hipertensos, diabéticos e dislipidêmicos na Atenção Primária.

Os resultados do II Seminário foram muito positivos. 716 pessoas, entre profissionais e estudantes, aproveitaram o conteúdo levado às cidades. Estima-se que participaram dos eventos pessoas de 50 municípios.

A respeito da Pesquisa realizada pelo GTAF, farmacêuticos de 63 municípios participaram. Esses profissionais possuem jornda de trabaho de 20, 30 e 40 horas. Várias informações importantes foram obtidas através da Pesquisa; entre elas que a grande maioria não possui Plano de Assistência Farmacêutica e metade dos municípios não possuem CFT – Comissão de Farmácia e Terapêutica, além de outros dados relevantes.

Sobre a apresentação, Dr. Francisco Pacheco, diretor do CRF-BA, parabenizou o GTAF e comentou:

É o momento de retomada de uma série de questões, temos que tentar reconstruir as políticas públicas. Precisamos mobilizar os gestores para esses processos.

Dr. José Fernando, um dos membros do Grupo, também expressou:

Observamos uma Assistência Farmacêutica deficitária principalmente no interior do estado, e parte disso é devido à formação do profissional. O evento é pioneiro porque chegamos em locais que pessoas sequer tinham ouvido falar desse tema.

Após a apresentação do GTAF, a Plenária seguiu para os Informes da Diretoria e Conselheiros; Apreciação e aprovação da ata da reunião anterior; Aprovação do parecer da Comissão de Tomada de Contas; Deliberação sobre Registro de Firmas e Inscrição de Profissionais; Questões da Fiscalização; Processos diversos e o que mais fez-se necessário.

Você pode ter acesso a todas as atas das reuniões plenárias no Portal da Transparência do CRF-BA.