24 de janeiro de 2024

REUNIÕES DO CRF-BA VISAM DISCUTIR A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Ontem, 23 de janeiro, o presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli, participou de uma reunião na seccional de Vitória da Conquista para abordar a Assistência Farmacêutica e destacar a relevância do profissional farmacêutico na garantia da integralidade do cuidado em saúde.

A reunião contou com a presença da farmacêutica fiscal Dra. Moazelia Roliher Moreira Monteiro, Dr. Felipe Bittencourt, delegado honorário da região, e Dr. Pablo Maciel, da assistência farmacêutica do município.

Na manhã seguinte (24), o presidente do Conselho, Dr. Mário Martinelli, participou de outra reunião com a prefeita Sheila Lemos Andrade para discutir a Assistência Farmacêutica de Vitória da Conquista. Estiveram presentes a Dra. Mozelia Roliher Moreira, farmacêutica fiscal, o secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, a subsecretária de Saúde, Kalilly Lemos, a diretora de vigilância em saúde, Larissa Pimentel, a coordenadora da assistência farmacêutica, Renata Prado, o farmacêutico Dr. Filipe Bittencourt e Elisabeth Rosa Bomfim, assessora do Conselho.

O encontro teve como propósito aproximar o Conselho da gestão municipal de Vitória da Conquista e abordar os desafios da assistência farmacêutica identificados pelo relatório de fiscalização do CRF-BA. Embora tenham sido observados progressos na Farmácia Família I, Farmácia Família II, no CAPS e no ambulatório de saúde mental, há a necessidade de ampliar o quadro de farmacêuticos e garantir a dispensação privativa dos antimicrobianos por esses profissionais.

O secretário de saúde, Vinícius Rodrigues, prontamente atendeu à solicitação do conselho e afirmou que restringirá a dispensação de antimicrobianos aos profissionais farmacêuticos. A prefeita indicou que realizará um concurso no primeiro semestre de 2024 para contratar 5 farmacêuticos e um número significativo para o cadastro de reservas.

O Conselho acompanhará de perto e aguardará a efetividade das ações discutidas nessa produtiva reunião.