22 de fevereiro de 2022

REUNIÃO NO CRF-BA DISCUTE A 1º EDIÇÃO DA JOFARBA

Ontem, 21 de fevereiro, ocorreu uma reunião na Sede do Conselho, em Ondina, entre o presidente do crf-ba, Dr. Mário Martinelli, e os coordenadores das associações farmacêuticas de diversos municípios baianos.

O encontro teve o objetivo de apresentar a JOFARBA, a Jornada Farmacêutica da Bahia, que já tem eventos confirmados em algumas cidades, como Itabuna, Irecê, Barreiras, entre outras.

Com apoio do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia e do Conselho Federal de Farmácia, a JOFARBA será realizada através das Associações de Farmacêuticos durante todo o ano de 2022, com uma programação que visa a qualificação e capacitação dos farmacêuticos baianos.

Serão discutidos com especialistas em diversas áreas sobre a atuação do farmacêutico, com ênfase nas oportunidades, desafios e conquistas atuais, com foco no cuidado, tecnologia e inovação em saúde. Mais informações no Instagram @jofarba.

Na ocasião, o presidente ressaltou o papel das associações, que são os representantes da categoria farmacêutica em determinada região; E reafirmou a importância de capacitar os profissionais, principalmente aqueles que acabaram de se graduar e ainda estão buscando seu espaço no mercado de trabalho. O ensino EAD, que se intensificou durante a pandemia, pode gerar necessidade de mais aprimoramento.

Na reunião também foram abordados outros assuntos além da JOFARBA, como a ideia do Conselho realizar uma revista apenas com artigos acadêmicos, dando oportunidade para os farmacêuticos mostrarem seus trabalhos, algo que também será possível na Jornada Farmacêutica Baiana.

Sobre a JOFARBA, o Dr. Gildomar Valasques afirmou: “Estamos juntos na Jornada, e eu principalmente estou envolvido com o comitê científico. Vamos dar oportunidade para os farmacêuticos mostrarem o que eles tem desenvolvido. É nosso objetivo incentivar, orientar e avaliar trabalhos científicos.”

Outros farmacêuticos envolvidos com a realização da JOFARBA também compartilharam suas expectativas. Confira os depoimentos de alguns deles:

O consultório farmacêutico não vai deixar o proprietário mais rico, mas ele fideliza o cliente e aumenta o fluxo de pessoas na farmácia. Minha participação envolve a implementação do consultório farmacêutico e o empreendedorismo, monetizando esse espaço tão importante atendimento.

Dr. Lavoisier Diniz

Com os feedbacks depois dos cursos e palestras vejo a necessidade de ensinarmos sobre Prescrição Farmacêutica. Acho viável pensarmos nisso porque é uma das principais pós-graduações farmacêuticas que os profissionais buscam depois de se formarem.

Vinícius Pimentel

Já tenho cinco anos capacitando farmacêuticos. Sinto dos alunos recém saídos da faculdade um certo temor sobre o futuro e eles se sentem acolhidos pelo conselho quando oferecemos as capacitações.

Carine Calazans

Os coordenadores das Associações de Farmacêuticos também compartilharam suas expectativas sobre o evento e ressaltaram a importância do mesmo.

Acompanhe o Instagram @jofarba e acompanhe as novidades!

Compartilhar: