20 de março de 2024

REUNIÃO ESTRATÉGICA PROMOVE AVANÇOS NA POLÍTICA NACIONAL DE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

Em uma tarde marcada por debates estratégicos e perspectivas colaborativas, representantes de entidades da categoria farmacêutica se reuniram em Brasília para discutir a construção da Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial. O encontro, realizado na sede do CFF, contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter da Silva Jorge João, o presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli, a presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Dra. Maria Elizabeth de Menezes, a coordenadora do Grupo de Trabalho de Análises Clínicas (GTAC), Dra. Lenira Costa, e o assessor da SBAC, Dr. Paulo Roberto Boff. Além destes, estiveram presentes o secretário-geral do CFF, Dr. Luis Gustavo Pires, e o assessor do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF/BA), Dr. Arivaldo Santana.

O principal ponto da pauta foi o apoio do CFF à construção dessa importante política no contexto da saúde pública nacional. A reunião foi marcada pela aceitação das teses apresentadas pelo documento preliminar elaborado pela SBAC e pelo CRF-BA, que incluíam propostas e diretrizes fundamentais para a efetivação dessa política. A Diretoria do CFF não só manifestou seu apoio ao movimento como também ofereceu sugestões valiosas para encaminhamentos futuros.

Um dos aspectos mais destacados do encontro foi a proposta de uma colaboração estreita entre o CFF, a SBAC e o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia na elaboração conjunta dessa política. Essa parceria promete agregar diferentes perspectivas e expertise técnica, visando à criação de uma política abrangente e eficaz para o diagnóstico laboratorial no país.

Ao final da reunião, ficou selado o compromisso das instituições envolvidas em trabalhar em conjunto para o avanço desse importante projeto. A construção da Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial se mostra não apenas uma necessidade premente, mas também  uma oportunidade para fortalecer o sistema de saúde brasileiro e promover o bem-estar da população.