21 de outubro de 2022

OUTUBRO ROSA ALERTA PARA O CÂNCER DE MAMA

O CRF-BA, por meio da Comissão de Oncologia, compartilha a campanha do Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar e disseminar informação para ajudar a prevenir o câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais as acomete mulheres no mundo. No Brasil, é o 2º tipo de câncer mais incidente, ficando atrás, apenas, do câncer de pele não melanoma.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, até o final de 2022. O diagnóstico precoce ainda é a principal ferramenta, pois aumenta chances de cura.

No mês de outubro enfatizamos a importância das mulheres olharem, palparem e sentirem suas mamas no dia a dia para reconhecer variações naturais e identificar alterações suspeitas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, segundo o Ministério da Saúde (2022), é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam a mamografia de rastreamento a cada dois anos. Cuide-se!

Conheça as comissões do CRF-BA: aqui.

Confira as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento do câncer de mama: aqui.

Confira como fazer o autoexame das mamas: aqui.

Compartilhar: