1 de novembro de 2022

NOVEMBRO VERDE TRAZ APOIO À HOMEOPATIA

Hoje iniciamos o mês de novembro com o movimento Novembro Verde – Trata-se com Homeopatia, que tem o objetivo de valorizar e divulgar a Homeopatia. Como profissionais de saúde, o farmacêutico deve ter o compromisso de apresentar a homeopatia e esclarecer seus benefícios à sociedade.

Criada pelo médico alemão Dr. Christian Friedrich Samuel Hahnemann, em 1796, a homeopatia contempla o ser humano de forma total, e não analisando as doenças isoladas. Ela atua por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos homeopáticos com o intuito de reequilibrar a energia vital das pessoas, de maneira amena e sem efeitos adversos. Foi introduzida ao Brasil em 21 de novembro de 1840, trazida pelo francês Dr. Benoit Jules Mure, data em que aqui é comemorada.

O Novembro Verde, que se tornou uma campanha nacional, nasceu em 2014 aqui na Bahia, graças a iniciativa de duas homeopatas baianas, Dra. Dione Soares da Cunha (Farmacêutica) e Dra. Andrea Padre (Cirurgiã-dentista).

Foi com o propósito de valorizar a homeopatia, que aborda não somente o tratamento, mas também a prevenção das doenças, as baianas tiveram a ideia de criar uma campanha para mobilizar a sociedade e divulgá-la, e assim surgiu o movimento NOVEMBRO VERDE, TRATE-SE COM HOMEOPATIA.

Este movimento faz uma alusão às famosas campanhas Outubro Rosa, contra o câncer de mama, e Novembro Azul, contra o câncer de próstata, campanhas que atualmente tem repercussão mundial e incentivam a prevenção destas doenças. Com a ideia lançada, as duas amigas convidaram os demais colegas baianos para participarem do movimento.

Através do Grupo de Trabalho das Práticas Integrativas e Interdisciplinares (GT das PICs) o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia informa, incentiva e fortalece a homeopatia para a manutenção e reestabelecimento da saúde dos pacientes. Faça parte desta campanha e promova a homeopatia no seu dia a dia.

Fonte: Portal Novembro Verde. Acesse e saiba como participar do movimento.

Compartilhar: