9 de novembro de 2022

NOVEMBRO AZUL É O MÊS DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

O Novembro Azul, também conhecido como o mês de conscientização sobre a saúde do homem pretende alertar a população sobre o câncer de próstata.

Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas do câncer de próstata:

Na fase inicial, não apresenta sintomas, e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

Prevenção e tratamento:

O diagnóstico precoce é a melhor forma de se proteger contra esse câncer. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Previna-se:

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizará, nos dias 19 e 20 de novembro, um mutirão de consultas urológicas para homens com idade a partir de 45 anos.

“Em geral, o homem tende a não se cuidar, principalmente com relação ao trato urológico, porque há muito preconceito. Mas, a importância de detectar precocemente uma doença é muito grande, para que possa ser tratada de maneira mais simples e menos invasiva. A gente apela a toda família por esse esclarecimento, para que os homens busquem o serviço de saúde para um cuidado preventivo”, ressalta Ledívia Espinheira, diretora de Gestão do Cuidado e Inovação em Saúde do HGRS.

Durante o mutirão, serão oferecidas 400 consultas, que devem ser agendadas de 7 a 10 de novembro, das 7h às 17h, através do telefone 0800 071 3535. É necessário apresentar RG e cartão do SUS. Além da consulta, os pacientes poderão realizar o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e receberão orientações sobre o cuidado com a saúde.

Consultas e exames

Além do mutirão no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, a Secretaria de Saúde da Bahia, informou outros pontos sobre o Novembro Azul:

Hospital Geral Clériston Andrade 2 (Feira de Santana)

  • Triagem, na recepção, para rastreio de câncer de próstata e colorretal em homens com idade acima de 45 anos, e ou com histórico de câncer na família, no dia 10 de novembro, das 09 às 12h. É necessário levar documentos pessoais e cartão do SUS
  • A unidade vai ampliar durante o mês de novembro o atendimento ambulatorial com consultas com médico urologista e endoscopista terapêutico. Também serão realizados exames de toque retal, antígeno prostático específico (PSA), ultrassonografia de próstata e para rastrear o câncer de colorretal.

Hospital Geral de Guanambi (Guanambi)

  • Realizará 320 atendimentos entre consultas preventivas com urologista e exames de PSA e Ultrassom, nos meses de novembro e dezembro, seguindo a demanda ou solicitação médica.

Hospital Regional Costa do Cacau (Ilhéus)

  • Ações de corte de cabelo, barba e sorteio de brindes para os pacientes.

Palestras

  • Rodas de Conversa com urologistas, psicólogas, nutricionistas, palestras de conscientização sobre a saúde do homem nos Hospitais da Mulher, Espanhol, Regional de Santo Antônio de Jesus, Carvalho Luz, Professor Eládio Lasserre, e na UPA de Jequié.

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde

Secretaria de Saúde – Novembro Azul

Secretaria de Saúde da Bahia

Compartilhar: