NOTA DE REPÚDIO DO CRF-BA À FALA DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARACAJU/SE, WANESKA BARBOZA
O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia manifesta seu repúdio às falas da médica e Secretária Municipal da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.
Ontem (29), a Secretária se posicionou de forma desrespeitosa e equivocada a respeito da profissão farmacêutica durante a prestação de contas do 1º quadrimestre de 2023 da Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretária menosprezou a dispensação de medicamentos e afirmou que é desnecessária a orientação acerca do uso do medicamento ao paciente na farmácia. Ela disse “[..] dispensar é entregar, não precisa de orientação, quem orienta sobre o remédio é o médico, o enfermeiro e o dentista, que é quem prescreve… quando vai na farmácia ele (o paciente) só pega o remédio, quem dispensa ali pode ser qualquer administrativo, não precisa ser um farmacêutico”.
Em nome de toda a categoria farmacêutica, que se dedica diariamente às suas funções e atividades no cuidado à saúde da população, o CRF-BA repudia veementemente o posicionamento da Secretária Municipal de Saúde. Ocupando um cargo de tamanha relevância para a saúde e para a sociedade, a secretária deveria ser uma referência em conhecimento técnico, mas mostrou um preocupante desconhecimento sobre o papel crucial que os farmacêuticos desempenham no cuidado com a saúde da população.