1 de março de 2023

MEGAOPERAÇÃO CONJUNTA É DEFLAGRADA EM ALAGOINHAS

Uma megaoperação conjunta para coibir a venda ilegal de medicamentos e o funcionamento irregular de farmácias foi realizada, nesta quarta-feira (1º), na cidade de Alagoinhas, e resultou na interdição de seis estabelecimentos.

A ação envolveu o Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA), a Vigilância Sanitária local, as polícias Militar e Civil, além do Ministério Público (MP).

Essa operação foi desencadeada em razão do número de denúncias sobre empresas que funcionavam sem a presença profissional farmacêutico responsável.

Havia também denúncias de farmácias funcionando sem licença sanitária ou de funcionamento, venda de medicamentos de maneira irregular (sem o registro na Anvisa, com prazo de validade vencido, produtos de contrabando), entre outras infrações.

O CRF-BA contou com uma equipe de 10 fiscais que estiveram em sete estabelecimentos onde, entre as irregularidades, foram encontrados e apreendidos medicamentos como o abortivo Cytotec, cuja venda é proibida.

Os fiscais também encontraram cartelas de Pramil, contrabandeado do Paraguai, além de anabolizantes e comprimidos fracionados de forma inadequada.

Ao longo da ação, em um dos estabelecimentos, foram apreendidos ainda medicamentos do SUS e de laboratórios públicos localizados em outros estados, que são distribuídos gratuitamente, mas que estavam sendo comercializados em Alagoinhas.

As equipes também constataram que em alguns estabelecimentos era realizada a aplicação de injetáveis por pessoas sem supervisão de um farmacêutico e sem a autorização da Vigilância  Sanitária Municipal.

À frente das equipes que participaram da ação estiveram: a Dra. Lorena Almeida, coordenadora do setor de Fiscalização do CRF-BA; Dra. Rusely dos Santos, da Vigilância Sanitária local; o delegado Fábio Santos (PC); o tenente coronel Antônio Ávila (PM) e o promotor Dario Kist (MP). O presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli; e o conselheiro federal, Dr. Altamiro José, também estiveram presentes em Alagoinhas.

“Essas ações integradas continuarão ocorrendo nos municípios baianos onde existam farmácias funcionando à margem da lei. O CRF-BA atuará implacavelmente no combate à clandestinidade desses estabelecimentos”, declara o presidente Dr. Mário Martinelli.